NEWS
Eleita nova gestão da AMRIGS para o triênio 2026-2029 Escola de Canoas tem oito vagas de trabalho em diferentes áreas O que o comportamento do seu pet pode estar tentando dizer Mercopar 2026 abre inscrições para visitantes e convida a indústria para quatro dias de negócios e inovação Feevale oferece curso de português, realidade brasileira e criatividade para estrangeiros Sebrae RS fortalece pequenos negócios para ocupação do Viaduto Otávio Rocha Pequenos negócios gaúchos mantêm expectativa de crescimento, mas enfrentam desafio de aumentar as vendas Com 100% de energia renovável, Moinhos é o único do Sul a alcançar o topo de avaliação internacional entre 250 hospitais do mundo Universidade Feevale oferece workshop sobre alergias e intolerâncias alimentares Fundatec oferece mais de 60 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2,2 mil
Notícias

Sucessão na Santa Casa: Jader Pires assume direção-geral em novembro

Aos 222 anos, a Santa Casa de Porto Alegre inicia um novo ciclo de liderança, reafirmando seu papel como uma das instituições de saúde mais respeitadas e inovadoras do país

22/09/2025 Redação Fonte: Imprensa Santa Casa de Porto Alegre Compartilhar:
Sucessão na Santa Casa: Jader Pires assume direção-geral em novembro
Foto: Leonardo Lenskij / Santa Casa de Porto Alegre

Em novembro, no âmbito de uma política de sucessão estruturada e pioneira entre instituições filantrópicas no Brasil, Jader Pires assume a Direção-Geral, sucedendo Julio Flávio Dornelles de Matos. Com uma trajetória de 48 anos na Instituição e concluindo mais um ciclo de desenvolvimento em 2025, Julio consolidou uma gestão marcada por visão estratégica e resultados consistentes, fortalecendo a Santa Casa como referência em saúde, ensino e pesquisa.

Com 41 anos, Jader Pires está há mais de sete anos na Diretoria Administrativa da Santa Casa, conduziu projetos de modernização e eficiência que ampliaram a capacidade de gestão da Instituição. Sua formação executiva internacional na The University of Chicago, Ohio University e ISCTE Executive Education Lisboa, somada aos MBAs pela FGV, o credencia para liderar organizações de alta complexidade com visão global e foco em inovação. Atualmente, também exerce papel de destaque no cenário nacional como vice-presidente do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB).

“Nosso compromisso é com o propósito da instituição, sustentado por uma governança sólida e eficiente, pelo fortalecimento de um corpo clínico de referência internacional e pelo uso estratégico de um parque tecnológico de ponta, sempre com foco no cuidado integral às pessoas”, destaca Pires.

Sua ascensão simboliza a continuidade de uma história de excelência e, ao mesmo tempo, uma renovação que traz energia, ousadia e capacidade de antecipar tendências, para projetar a Santa Casa do amanhã que além de sustentável, estará engajada nas ondas de inovação do futuro.

Julio Matos, por sua vez, passará a exercer a função de Irmão da Instituição, da qual faz parte há mais de 3 décadas, junto à Irmandade, à Provedoria e a próxima Mesa Diretora, mantendo vivo seu legado e fortalecendo a governança da Santa Casa. “Estamos conduzindo uma transição pautada em governança e planejamento, lado a lado com o diretor Jader, assegurando continuidade e alinhamento estratégico.”

Com seus nove hospitais integrados na Cidade da Saúde, a Santa Casa reafirma diariamente seu compromisso com a sociedade, oferecendo cuidado integral, acessível e humano, aliado a tecnologia de ponta e soluções inovadoras que respondem às demandas do presente e antecipam os desafios do futuro. É assim que a instituição se mantém viva e relevante: uma história que se reinventa para servir à vida e à comunidade com excelência, humanidade e inovação. 

Veja Também