.
 
 
Saúde em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/04/2009

Saúde em Porto Alegre

Postos oferecem atendimento diferenciado a hipertensos

Os pacientes com hipertensão têm acompanhamento periódico nos postos de saúde da Capital. Em quarenta e cinco postos, existem grupos de diabéticos e hipertensos. Silenciosa, a doença muitas vezes não apresenta sintomas, mas pode ocasionar problemas sérios, como infartos, cegueira, paralisação dos rins e derrame. Ontem, 26, foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20 milhões de brasileiros são hipertensos, mas um terço deles não sabem.

Para o coordenador do PSF Cruzeiro do Sul, enfermeiro Alex Bittencourt, o grande problema está na dificuldade de convencer os doentes a não abandonarem o tratamento. Na unidade, os pacientes hipertensos têm consultas mensais. Além disso, o posto mantém o grupo Raio de Luz, que reúne idosos da comunidade, quase todos hipertensos. Segundo o enfermeiro, pacientes resistentes ou que esqueciam de tomar a medicação retomaram o tratamento ao ingressarem no grupo, onde participam de ações preventivas de saúde, realizam oficinas de trabalhos manuais e fazem aulas de ginástica e caminhadas semanais.

Com 74 anos, dona Noeli Zenger Terraciano entrou no grupo há cinco anos, após assistir a uma palestra. “Eu gosto muito do trabalho aqui do posto porque os médicos explicam o que a gente não sabe, não entende. Com a ginástica, me sinto muito bem. Eu saio como uma guria de 20 anos”, comemora.

Tratamento – De acordo com a médica de saúde e comunidade do PSF Pitinga, Loren Neves Seibel, o acompanhamento clínico periódico é a receita para o sucesso do tratamento. “O paciente crônico, em geral, é um paciente muito difícil, porque a doença não tem sintomas. Às vezes, a pressão está boa, e o paciente não toma a medicação. É difícil convencê-lo de que ele precisa tomar o remédio durante toda a vida”, explica a médica.

 

Clique aqui e confira a lista de postos que contam com os grupos de diabéticos e hipertensos.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581