.
 
 
Dia Internacional em Memória de Vítimas em Acidentes de Trabalho
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/04/2009

Dia Internacional em Memória de Vítimas em Acidentes de Trabalho

Confira aqui as principais causas registradas em 2008

Na próxima terça-feira (28), será comemorado o dia internacional em memória das vítimas de acidente de trabalho. A Secretaria Estadual da Saúde prevê atividades no largo Glênio Peres, das 8h30min até as 13h.

No Brasil, 3 mil trabalhadores morrem, todo o ano - uma morte a cada duas horas de trabalho. Em 2007, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) registrou 653 mil acidentes de trabalho.  No Rio Grande do Sul, a implantação em 2000 do Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador (SIST/RS) representou um avanço nos programas de prevenção ao acidente de trabalho, permitindo conhecer e intervir no processo de saúde-doença, promovendo ambientes laborais saudáveis. Também tornou obrigatória a notificação de todos os agravos relacionados ao trabalho, independente do vínculo empregatício do trabalhador. Em 2006, por exemplo, foram notificados 5.958 casos, número que subiu para 14 mil em 2007. O aumento não significa mais ocorrências, e sim que o monitoramento vem sendo aperfeiçoado e a estatística está mais precisa, subsidiando as ações de prevenção.

Em 2008, no RINA (Relatório Individual de Notificação de Agravo), com dados coletados na rede ambulatorial, foram notificados 19.488 agravos, sendo que 91,69% foram acidentes de trabalho e 8,31% doenças. Dentre os acidentes de trabalho, os principais agravos foram os traumas (78,06%), seguido de acidentes com material biológico (6,37%). As doenças mais frequentes foram as LER/DORT com 51,2%, os transtornos mentais 8,92% e as doenças infecciosas 6,75%. Os setores mais atingidos: metalurgia (17,06%), agricultura (14,52%), saúde (10,37%) e alimentação (6,83%).

Loiva Schardosim, coordenadora do Cerest Estadual e da DVST afirma: "Nesse sentido, o trabalho dos seis Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de âmbito regional em Pelotas, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Palmeira das Missões, Santa Maria e Porto Alegre, são fundamentais".

Ela antecipa que a meta é abrir novas unidades ainda este ano. Construídos e equipados com recursos do Estado, o Ministério da Saúde repassa mensalmente R$ 30 mil para custeio de despesas, e o município arca com os encargos de pessoal.


 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581