O Hospital Santa Marcelina Itaquera em 2011 optou pelo processo de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA, com o objetivo de aprimorar a qualidade da assistência à saúde. A instituição passou pelo diagnóstico organizacional, primeira etapa da certificação, e organizou um Comitê da Qualidade como forma de monitoramente dos processos. A Instituição escolheu uma mascote como símbolo da qualidade. Houve a formação dos auditores internos para a realização da auditoria de 1º parte.
Algumas explicações sobre a Acreditação:
O Que é Acreditação?
É um sistema voluntário, periódico e reservado de avaliação e certificação da qualidade de um serviço de saúde, com base em padrões e normas pré-estabelecidas. Visa à melhoria na qualidade do atendimento prestado.
Quem pode ser acreditado?
Toda organização prestadora de Serviços de saúde que tem como atividade fim o atendimento e o cuidado a pessoas que buscam serviços assistenciais e / ou auxiliares para a identificação de problemas.
O Que é a ONA?
É a Organização Nacional de Acreditação. È uma organização de direito privado, sem fins lucrativos e de interesse coletivo, com área de atuação nacional, objetivando a implantação do Processo de Acreditação visando aprimorar a Qualidade da Assistência à Saúde em nosso país
Benefícios da Acreditação -Assistência:
• Segurança do Paciente
• Padronização do atendimento
• Amplia a segurança dos pacientes e profissionais
• Busca maior eficiência e efetividade do atendimento
• Desenvolve e aprimora continuamente os RH
Benefícios da Acreditação – Gestão: É o caminho da melhoria contínua
• Crescimento profissional
• Otimiza a utilização dos recursos financeiros e tecnológicos
• Redução de gastos desnecessários
• Aplicação de boas práticas do mercado