.
 
 
Mascar chiclete melhora a concentração e o raciocínio
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/04/2009

Mascar chiclete melhora a concentração e o raciocínio

Estudo sugere que mascar chicletes diminui o estresse e facilita a concentração

Segundo o estudo feito pela Faculdade de Medicina de Baylor, no Texas, alunos que puderam mascar chicletes tiveram notas melhores em testes de matemática. Mascar chicletes diminui o estresse, a ansiedade, e facilita a concentração, afirmam os especialistas.

A pesquisa foi financiada pela empresa americana Wrigley, uma das maiores no ramo de gomas de mascar. A equipe liderada por Craig Johnston analisou um grupo de 108 estudantes, com idades entre 13 e 16 anos. Metade deles pode mascar chicletes sem açúcar durante as aulas, a lição de casa e as provas de matemática.

Após 14 semanas, o grupo que pode mascar chicletes obteve notas 3% maiores em relação ao grupo que não pode mascar chicletes. A diferença parece pequena, mas é estatisticamente significativa, segundo Johnston, que apresentou as suas conclusões na reunião científica American Society for Nutrition, em Nova Orleans, Estados Unidos.

“Pela primeira vez, pudemos mostrar um tipo situação da vida real na qual os estudantes que puderam mascar chicletes executaram com mais facilidade tarefas complicadas”, disse Gil Leveille, diretor executivo da Wrigley Science Institute.

Outra pesquisa financiada pela Wrigley analisou dois grupos de universitários submetidos a difíceis tarefas no computador. Os alunos que mascavam chiclete seguiram com a tarefa de maneira mais relaxada e obtiveram melhor rendimento. Segundo os especialistas, isso acontece porque as gomas de mascar diminuíram as doses sangüíneas de cortisol, o hormônio do estresse.

“Nossa pesquisa mostrou um aumento no fluxo de sangue no cérebro durante o ato de mastigar, porém nós não exploramos o mecanismo por trás desta relação”, disse o Dr. Craig, em um e-mail enviado ao jornal norte americano Los Angeles Times.

Nota Sis.Saúde: Informa-se que o estudo necessita de maiores comprovações com resultados mais consistentes. Mesmo assim, os resultados do atual estudo merecem ser conhecidos pela população.

 

 
Referencias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581