.
 
 
Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/03/2011

Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde

GHWA lança relatório final do fórum on-line sobre técnicos em saúde

Em janeiro deste ano, durante o Segundo Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde, a Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA, do inglês Global Health Workforce Alliance) lançou o relatório ‘Mid-level health providers: a promising resource to achieve the health Millennium Development Goals' (Provedores de saúde de nível técnico: um recurso promissor para alcançar as metas de saúde dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio). O documento reúne as discussões realizadas no fórum on-line sobre técnico em saúde, que aconteceu em maio de 2010.

Ao resumir os temas debatidos pelos participantes do fórum on-line, o relatório traz uma série de recomendações que podem facilitar a inclusão dos quadros de técnicos em saúde (definidos como ‘mid-level health workers', pela OMS) nas ações de planejamento geral e gestão do sistema. Além disso, mostra a importância de se fornecer apoio e supervisão a esses trabalhadores, investir na regulação e no controle de qualidade do trabalho desenvolvido e criar oportunidades de crescimento profissional e progressão na carreira.

Muitos países enfrentam uma crítica escassez de profissionais da saúde, em particular nas zonas rurais e remotas a fim de compensar as lacunas de profissionais com formação superior. De acordo com o secretário geral de estratégia global para a saúde da mulher e da criança da ONU, mais de 3,5 milhões de trabalhadores de saúde são necessários em 49 países de baixa renda, a fim de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio voltados para saúde.

Experiências mostram que, quando esses técnicos têm formação adequada, são supervisionados e apoiados, podem oferecer serviços de saúde essenciais, como saúde materna e infantil, HIV e outras condições prioritárias, com padrões de qualidade semelhantes aos dos médicos, e muitas vezes por um custo menor. Os técnicos de saúde devem ser incluídos como parte do planejamento geral e gestão do sistema de saúde, e igualmente beneficiados com apoio, supervisão, regulação, controle de qualidade dos serviços prestados, oportunidades de desenvolvimento profissional e progressão na carreira.

Em um nível supranacional, instituições internacionais como a Organização Mundial de Saúde devem advogar para o reconhecimento internacional dos profissionais de nível médio, a fim de que adquiram a necessária legitimidade nos sistemas nacionais de saúde.

Fórum on-line sobre técnico em saúde

Com a finalidade de evidenciar e estimular a reflexão e a discussão da importância do profissional técnico em saúde, a GHWA, organizou um debate on-line, que ocorreu entre os dias 4 e 18 de maio de 2010, reunindo profissionais e especialistas de saúde pública, pesquisas e formação em saúde de vários países e instituições.

O fórum abordou o papel do técnico no sistema de saúde e buscou esclarecer e regulamentar a profissão. O objetivo foi tentar definir quem são esses técnicos, quais suas funções, de que forma podem contribuir para melhorar os acessos aos serviços de saúde, que tipo de formação é mais adequada para esses trabalhadores, quais as melhores formas de gestão de seu trabalho, quais as políticas de saúde e quais as organizações de sistema que possibilitam maior sucesso na utilização desses profissionais.

As discussões foram feitas a partir de textos de referência e sugestões de leituras enviadas previamente aos participantes pelos organizadores do evento. Ao final de cada dia, todos recebiam um resumo dos debates, juntamente com as conclusões finais do especialista responsável pelo tema.

Autor: Samantha Chuva Fernandes
Fonte: Rets

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581