.
 
 
Sono insuficiente estimula problemas comportamentais
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/04/2009

Sono insuficiente estimula problemas comportamentais

Crianças que dormem pouco apresentam distúrbios comportamentais, indica estudo finlandês

Durante as últimas décadas, as pessoas têm dormido cada vez menos. Nos Estados Unidos, por exemplo, é estimado que um terço das crianças não durma o suficiente. Estudos anteriores sugeriram que a privação do sono se manifesta como sintomas comportamentais em crianças, e não como cansaço. Contudo, nenhum deles levou a resultados contundentes. 

 A pesquisa da Universidade de Helsinque, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar, ambos na Finlândia, procurou entender se crianças que dormem pouco apresentam problemas comportamentais semelhantes aos exibidos por crianças com distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
 
Os pesquisadores acompanharam a qualidade e quantidade do sono de 280 crianças saudáveis (146 meninas e 134 meninos). A análise foi baseada no relato dos pais e de dispositivos que foi instalado no pulso das crianças para controlar sono.

As crianças cuja duração média do sono foi inferior a 7,7 horas apresentaram maior hiperatividade e impulsividade, mas a desatenção foi semelhante a das crianças que dormiam por bastante tempo. Em análises estatísticas, a curta duração do sono permaneceu com um preditor significante de hiperatividade e impulsividade.
 
Dificuldade para dormir foi associada com hiperatividade, impulsividade e desatenção. Contudo, não houve qualquer tipo de relação entre dormir pouco com dificuldades para dormir.

"Fomos capazes de mostrar que a curta duração do sono e dificuldades para dormir estão relacionadas a sintomas comportamentais do TDAH, e também mostramos que a falta de um longo período de sono por si só, aumenta os sintomas comportamentais, independentemente da presença de dificuldades para dormir ", afirma a pesquisadora Juulia Paavonen, uma das responsáveis pelo estudo.
 
"Os resultados sugerem que a manutenção adequada do sono entre as crianças é importante na prevenção de sintomas comportamentais. Contudo, apesar da insuficiência de sono parecer prejudicar o comportamento e a atenção das crianças, mais estudos são necessários para confirmar esta causalidade”, conclui Paavonen.

 


 

Referências
 

Autor:
Fonte: Vide Referências

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581