O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão e uma ferramenta na tomada de decisão. É através dele que direcionaremos a empresa para o alcance de seus objetivos. Sua elaboração depende da ideologia da empresa, da análise crítica dos indicadores, da análise do ambiente interno e externo bem como da estruturação de alternativas que auxiliem a organização a alcançar os objetivos pretendidos.
Um dos pilares de sustentação do planejamento estratégico é a qualidade. Quando a empresa consegue alinhar estes dois conceitos, agrega valor e benefícios ao seu negócio. Dentre os principais benefícios destacam-se:
-Agilidade na tomada de decisões;
-Melhoria na comunicação;
-Visão do todo;
-Gestão unidirecional;
-Melhoria no relacionamento da organização com ambiente interno e externo.
A estratégia normalmente é composta por ações tangíveis com objetivos claros e metas que possibilitam o controle. Com o advento da gestão da qualidade, este conceito passou a ser visto por um prisma diferenciado.
Embora seja algo não palpável e difícil de mensurar, ela permeia todas as etapas do planejamento estratégico e ao longo dos anos agregou valor ao negócio através da incorporação de conceitos e princípios que auxiliaram no desenvolvimento de metas e objetivos estratégicos.
Para exemplificarmos, podemos utilizar uma ferramenta muito importante desenvolvida na década de 30 e divulgada mundialmente por W. Edwards Deming: o PDCA.
As etapas Plan, Do, Check e Act podem ser traduzidas em: definição do negócio, análise do ambiente, definição de metas, monitoramento e padronização.
No mundo globalizado e competitivo em que vivemos, é necessário atuar e produzir de forma destacada. É preciso se ter qualidade para poder competir e vencer.
Muitas organizações necessitam e buscam no planejamento estratégico a tão sonhada chave para o sucesso, entretanto se perdem na sua execução. Em geral, consideram-no demasiadamente complexo. A qualidade aliada ao planejamento estratégico favorece que o plano aconteça, pois serve como seu mecanismo de controle e monitoramento do processo de execução.
Vale ressaltar que ao definir as metas e plano de ação, devemos considerar os princípios citados abaixo (ISO 9001):
1 – Foco no cliente
2 – Liderança
3 – Envolvimento de pessoas
4 – Abordagem de processo
5 – Abordagem sistêmica para gestão
6 – Melhoria continua
7 – Abordagem factual para tomada de decisões
8 – Benefícios mútuos nas relações clientes e fornecedores
O planejamento estratégico responde a pergunta “o que fazer” enquanto a qualidade responde “como fazer melhor”.
Um fato inegável é que muitos planejamentos estratégicos fracassam pelo simples fato de que os conceitos de qualidade não estão inseridos no contexto das metas e os resultados não são analisados com foco preventivo e sim corretivo.
A gestão da qualidade promove integração e comprometimento com os objetivos da organização. Quando este ciclo assertivo se mantém, estamos diante de um processo de melhoria contínua, que por si só garante o sucesso do planejamento estratégico.