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Qualidade: o pilar de sustentação do planejamento
 
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15/03/2011

Qualidade: o pilar de sustentação do planejamento

Segundo expert, um dos pilares de sustentação do planejamento estratégico é a qualidade

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão e uma ferramenta na tomada de decisão. É através dele que direcionaremos a empresa para o alcance de seus objetivos. Sua elaboração depende da ideologia da empresa, da análise crítica dos indicadores, da análise do ambiente interno e externo bem como da estruturação de alternativas que auxiliem a organização a alcançar os objetivos pretendidos.

Um dos pilares de sustentação do planejamento estratégico é a qualidade. Quando a empresa consegue alinhar estes dois conceitos, agrega valor e benefícios ao seu negócio. Dentre os principais benefícios destacam-se:

-Agilidade na tomada de decisões;

-Melhoria na comunicação;

-Visão do todo;

-Gestão unidirecional;

-Melhoria no relacionamento da organização com ambiente interno e externo.

A estratégia normalmente é composta por ações tangíveis com objetivos claros e metas que possibilitam o controle. Com o advento da gestão da qualidade, este conceito passou a ser visto por um prisma diferenciado.

Embora seja algo não palpável e difícil de mensurar, ela permeia todas as etapas do planejamento estratégico e ao longo dos anos agregou valor ao negócio através da incorporação de conceitos e princípios que auxiliaram no desenvolvimento de metas e objetivos estratégicos.

Para exemplificarmos, podemos utilizar uma ferramenta muito importante desenvolvida na década de 30 e divulgada mundialmente por W. Edwards Deming: o PDCA.

As etapas Plan, Do, Check e Act podem ser traduzidas em: definição do negócio, análise do ambiente, definição de metas, monitoramento e padronização.

No mundo globalizado e competitivo em que vivemos, é necessário atuar e produzir de forma destacada. É preciso se ter qualidade para poder competir e vencer.  

Muitas organizações necessitam e buscam no planejamento estratégico a tão sonhada chave para o sucesso, entretanto se perdem na sua execução. Em geral, consideram-no demasiadamente complexo. A qualidade aliada ao planejamento estratégico favorece que o plano aconteça, pois serve como seu mecanismo de controle e monitoramento do processo de execução.  

Vale ressaltar que ao definir as metas e plano de ação, devemos considerar os princípios citados abaixo (ISO 9001):

1 – Foco no cliente

2 – Liderança

3 – Envolvimento de pessoas

4 – Abordagem de processo

5 – Abordagem sistêmica para gestão

6 – Melhoria continua

7 – Abordagem factual para tomada de decisões

8 – Benefícios mútuos nas relações clientes e fornecedores

O planejamento estratégico responde a pergunta “o que fazer” enquanto a qualidade responde “como fazer melhor”.

Um fato inegável é que muitos planejamentos estratégicos fracassam pelo simples fato de que os conceitos de qualidade não estão inseridos no contexto das metas e os resultados não são analisados com foco preventivo e sim corretivo.

A gestão da qualidade promove integração e comprometimento com os objetivos da organização. Quando este ciclo assertivo se mantém, estamos diante de um processo de melhoria contínua, que por si só garante o sucesso do planejamento estratégico.

Autor: Redação
Fonte: Saúde Business Web

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