.
 
 
Estados Unidos realizam terceiro transplante de face do país
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/03/2011

Estados Unidos realizam terceiro transplante de face do país

Cirurgia contou com a participação de 30 profissionais

Uma equipe médica do Hospital Brigham, nos Estados Unidos, realizou com sucesso o terceiro transplante de face do país. Dallas Wiens, trabalhador no setor de construção civil, passou por uma operação que durou 15 horas e foi considerada um sucesso pela equipe médica liderada pelo cirurgião plástico Bohdan Pomahac.

Há quase três anos, o paciente sofreu um acidente após cair e perdeu olhos, lábios, nariz e sobrancelhas. Wiens passou por 20 cirurgias antes de ser admitido para uma reconstrução do rosto com tecidos extraídos de outra pessoa. A identidade do doador não foi revelada.

O procedimento foi pago pelo Departamento de Defesa norte-americano. O Hospital Brigham & Women recebeu US$ 3,4 milhões para pesquisas sobre o transplante. Ao todo, 30 profissionais entre médicos, enfermeiros e auxiliares participaram da operação junto a Pomahac.

O cirurgião também foi um dos responsáveis pelo segundo transplante de face em solo norte-americano, feito no mesmo hospital. O paciente foi James Maki, que perdeu parte do rosto ao cair no trilho de uma estação de metrô em Boston.

Pomahac afirma que o novo rosto de Dallas Wiens não será parecido com o do doador, tampouco lembrará sua feição antes do acidente. A cobertura do seguro de saúde do pai - possível após a reforma no sistema de saúde norte-americano - vai garantir medicamentos caros, necessários durante toda a vida do paciente para evitar que seu corpo rejeite os novos tecidos.

A primeira operação no mundo para substituir tecidos da face em humanos foi realizada em 2005 em uma paciente francesa chamada Isabelle Dinoire. Os médicos cirurgiões Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard realizaram a reconstrução da paciente no Centro Hospitalar Universitário de Amiens, na França. Ela havia sido mordida por um labrador.

Em março de 2010, o hospital espanhol Vall d'Hebron, em Barcelona, conduziu o primeiro transplante total de rosto. Oscar, que sofreu um acidente quando era criança, não conseguia respirar e precisou passar por uma cirurgia de 22 horas para receber novos músculos do rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, além da pele externa.

Autor: Redação
Fonte: G1

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581