.
 
 
Prefeitura entrega Laboratório de Tuberculose amanhã
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/03/2011

Prefeitura entrega Laboratório de Tuberculose amanhã

Secretaria Municipal de Saúde

Em continuidade às atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante a Semana Nacional de Combate à Tuberculose, que prossegue até sábado, 26, o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, entrega nesta quinta-feira, 24, às 9h, a reforma do setor de tuberculose do Laboratório Central de Saúde Pública de Porto Alegre, localizado no Pronto Atendimento Vila dos Comerciários (Avenida Moab Caldas, 400, 1º andar).

Totalmente reformulado, o espaço recebeu novos equipamentos e irá executar a semeadura de micobactérias, antes realizado apenas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O serviço está sendo disponibilizado para todas as unidades de saúde do município. “Com a modernização, a entrega dos laudos será mais ágil e eficaz, proporcionando uma maior rapidez no diagnóstico”, explica o titular da pasta, adiantando que esta é mais uma das ações da prefeitura no sentido de reverter os atuais índices negativos da doença na cidade. Porto Alegre é a capital de maior incidência em 2009, com mais de 115 casos/100 mil habitantes, 63% de taxa de cura, 17% de taxa de abandono.

Entre as melhorias do novo serviço, estão a divisão das salas, reforçando a biosegurança para profissionais, pintura dos ambientes, renovação do piso, aquisição de uma capela de exaustão de gases e estufa para cultura, além de duas autoclaves, computadores e impressoras.

A tuberculose é a doença oportunista que mais atinge os portadores de HIV, apesar dos avanços da terapia anti-retroviral. O impacto da co-infecção TB/HIV pode ser notado através da participação da tuberculose entre os casos notificados de Aids: no Brasil, de 8 a10%, no Rio Grande do Sul, 20%, e em Porto Alegre, 35%.

Após a inauguração do novo espaço, Casartelli empossa, às 10h, no andar térreo, a nova coordenação-geral do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul.

Descentralização – No mesmo dia, às 11h, o secretário visita a Unidade de Saúde da Família (USF) Modelo (Rua Jerônimo de Ornelas, 55), que também disponibiliza atendimento aos pacientes com tuberculose no município. A meta da secretaria é que, até o final de abril, todas as Unidades de Saúde da Família estejam capacitadas para atender a tuberculose, realizando busca ativa, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e avaliação do núcleo familiar do paciente.

Autor: Redação
Fonte: Secretaria da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581