.
 
 
Trânsito no Brasil mata 13 vezes mais do que em países ricos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/04/2011

Trânsito no Brasil mata 13 vezes mais do que em países ricos

Estudo da USP de São Carlos mostra que, em 2008, houve 57 mortes por bilhão de quilômetros rodados no Brasil; na Suécia, este índice foi de 4,4 mortes

São Paulo - Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito (Nest) da USP de São Carlos, em São Paulo, mostra que o risco de morrer em um acidente de trânsito no Brasil chega a ser até 13 vezes maior do que nos países desenvolvidos como a Suécia.

Para chegar a este resultado, os pesquisadores utilizaram números de mortos no trânsito divulgados pelo Ministério da Saúde e órgãos equivalentes de outros países. A quantidade de vítimas fatais foi dividida pelo total de quilômetros rodados (em bilhões) nas estradas do país, chegando ao número-índice.

Em 2008, último ano com todas as informações disponíveis, o Brasil apresentou uma média de 57,72 mortes por bilhão de quilômetros rodados. Situação bem diferente do que foi observado na Suécia, por exemplo, onde a média foi de 4,40 mortes.

"O Brasil está em uma situação gravíssima, com um índice de mortes por bilhão de quilômetros", diz o professor Coca Ferraz, coordenador do estudo. Ele explica, entretanto, que os resultados não foram surpreendentes. Segundo o professor, quanto menor a riqueza do país, maior o índice de mortes no trânsito.

Isto acontece porque, nas economias em desenvolvimento, algumas necessidades básicas da população ainda não foram supridas. Boa parte do investimento dos governos é direcionada para melhorar as condições de saúde, educação, alimentação e saneamento. Assim, obras de infraestrutura como a construção e conservação de vias perdem posições na lista de prioridades.

Veja os índices de mortes no trânsito por bilhão de quilômetros rodados em diferentes países:

Fonte: Nest-USP São Carlos
País Mortes por bilhão de quilômetro rodado
Brasil 57,72
França 7,80
Japão 7,70
EUA 7,10
Alemanha 6,00
Reino Unido 4,60
Suécia 4,40


O mesmo raciocínio usado para os países, segundo Ferraz, pode ser aplicado aos estados brasileiros. O estudo do Nest mostra que os estados do Nordeste, mais pobres, têm índices maiores de mortalidade no trânsito se comparados aos do Sul e Sudeste.

 


Autor: Redação
Fonte: Exame

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581