.
 
 
Consumo de álcool na gestação traz riscos para o bebê
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/04/2011

Consumo de álcool na gestação traz riscos para o bebê

Criança tem mais chances de nascer prematura - ou morrer pouco após o parto

O consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação aumenta os riscos de o bebê nascer prematuro, alerta um estudo irlandês publicado no periódico especializado BMC Pregnancy and Childbirth. Ainda segundo a pesquisa, mães que ingerem álcool durante a gravidez têm mais chances de sofrer aborto espontâneo ou dar à luz bebês muito abaixo do peso ideial. O risco de que a criança morra poucos dias após o parto também é maior em casos de mulheres que bebem durante a gravidez.

O estudo informa que a saúde do feto é colocada em risco mesmo com a ingestão de quantidades relativamente baixas de bebiba pela mãe - o equivalente a uma taça pequena de vinho por dia. Os pesquisadores de Dublin analisaram dados de mais de 60.000 mulheres, todas grávidas de 10 a 12 semanas. Após serem questionadas sobre o seu consumo de álcool, as gestantes forneceram aos cientistas informações sobre seus hábitos cotidianos em casa e no trabalho. Os dados foram, mais tarde, comparados aos registros de nascimento das crianças e com as anotações feitas pelos médicos responsáveis pelo parto.

A maioria das mães - 71% - relatou aos pesquisadores que bebia ocasionalmente (até cinco unidades por semana). Outras 1.000 mulheres afirmaram beber sem moderação - o equivalente a mais de 20 unidades de bebida por semana. Nesse grupo, foram detectados problemas como parto prematuro e doenças relacionadas ao consumo do álcool nos filhos já em idade adulta. “Esse estudo reforça a necessidade de uma melhor detecção do consumo de álcool durante a gestação, além de uma intervenção médica mais precoce, a fim de minimizar os riscos para o feto. Acredito que mesmo para a liberação do consumo mínimo de álcool novos estudos precisam ser feitos para garantir que não há riscos”, diz Deirdre Murphy, uma das médicas responsáveis pelo estudo.


Autor: Redação
Fonte: Veja.com

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581