.
 
 
Hospital dedicado ao câncer mira classe AAA
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/04/2011

Hospital dedicado ao câncer mira classe AAA

Centro especializado em oncologia quer fazer frente a hospitais que já têm excelência em tratamento do câncer e atender a elite do país

Associadas numa mesma frase, as palavras "câncer" e "luxo" soam incongruentes. Mas aos olhos dos administradores do Hospital São José, ligado à Beneficência Portuguesa, não há razão para que seja assim. A instituição inaugurou em março dois andares dedicados exclusivamente ao tratamento do câncer e não esconde o seu propósito: atender pessoas de altíssimo poder aquisitivo, público conhecido como triplo A. “Percebemos essa demanda observando os vários tipos de público que já estamos acostumados a tratar: políticos, artistas ou até mesmo médicos”, diz Antonio Carlos Buzaid, chefe do Centro Avançado de Oncologia. Os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, que também recebem essa clientela, admitem preocoupar-se com o conforto dos pacientes, com serviços como manicure, massagista, correio e pet shop. Mas suas direções se recusam a falar em luxo.

Os serviços oferecidos no São José lembram mais um hotel que um hospital. Há concierges prontos para ajudar pacientes e acompanhantes em diversas tarefas, como fazer a reserva em restaurantes, hotéis e veículos. Estão disponíveis serviços de lavanderia, cartório e até câmbio. Se o paciente for estrangeiro, há intérpretes. Há três suítes de 75 metros quadrados. Há outros 62 leitos de 45 metros quadrados e 18 salas individuais para quimioterapia. Um novo prédio de sete andares, que será um anexo do hospital atual, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2013, segue a mesma filosofia.

O centro está sendo conduzido por médicos egressos do Sírio-Libanês, como o próprio Buzaid e Fernando Maluf. Buzaid foi diretor clínico do centro de oncologia do Sírio, e Maluf, chefe de residência médica. “A criação de um centro privado, dedicado unicamente à oncologia, é uma ideia inovadora”, diz Maluf, agora chefe da oncologia clínica do São José. O hospital A.C. Camargo, em São Paulo, também é especializado no tratamento do câncer, mas atende a um público amplo, incluindo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios.

Crescimento 
 
Hoje, o câncer é a segunda maior causa de mortalidade no mundo. Entre dez e quinze anos, deve tornar-se a primeira, à frente das doenças cardiovasculares. Em razão da comprovada excelência, os hospitais gerais trabalham com sua capacidade de ocupação no limite. “Temos uma infraestrutura igual ou melhor que os outros. Um dos nossos diferenciais é o tamanho do hospital: por ser menor, é possível dar um atendimento mais individualizado, mais aconchegante”, diz Júlio Braga, superintendente do hospital.

Além de Maluf e Buzaid, Riad Younes e Marcelo Seneda também vieram do Sírio. “Estamos fazendo um recrutamento agressivo de mais médicos do país e de fora do país para montar o corpo da oncologia clinica. Ao mesmo tempo, cirurgiões que operam em outros hospitais também vão se credenciar para cuidar dos seus pacientes aqui”, diz Maluf. Explica-se o recrutamento "agressivo": médicos de renome são, eles próprios, fatores de atração de clientela e costumam ser seguidos com fidelidade por seus pacientes, onde quer que operem. Depois da chegada de Buzaid, a taxa de ocupação do hospital subiu 20% em 15 dias.

Treinamento de etiqueta 
 
Até o fim do ano, a equipe total do hospital deve crescer de 370 funcionários para 520. Para as adaptações no centro de oncologia, foi realizado um investimento de 3 milhões de reais. Além disso, o hospital contratou uma consultoria de imagem, com um investimento de 2,5 milhões de reais em mídia. Os funcionários também passaram por treinamentos de etiqueta, comportamentais e operacionais. Foram mais 700.000 reais, além do orçamento original.

Buzaid aposta em uma adaptação rápida dos pacientes ao novo local. “Todos estão adorando. Não ouvi nenhuma reclamação. Eles sabem que a qualidade não vai mudar. Pode haver mudança na hotelaria, mas a qualidade permanece a mesma”, diz.

Autor: Natalia Cuminale
Fonte: Veja

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581