.
 
 
Síndrome metabólica aumenta os casos de diabetes tipo 2 entre crianças e adolescentes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/04/2011

Síndrome metabólica aumenta os casos de diabetes tipo 2 entre crianças e adolescentes

Aproximadamente 22 milhões de crianças abaixo de cinco anos acima do peso

A vida moderna traz suas praticidades, mas é uma das causas para a alimentação desregrada, grande intervalos entre as refeições, além do sedentarismo.Esse é um quadro que cada dia se torna mais evidente entre crianças e adolescentes, em que a maioria prefere passar mais tempo em frente à televisão jogando vídeo-game e no computador, onde não precisa se deslocar ou faz movimentos mínimos para se divertir. Além disso, consomem alimentos com baixo teor de fibras, mas carregados de calorias, gorduras e sódio, contidos em salgadinhos, bolachas, entre outros alimentos industrializados.

Todos esses fatores são responsáveis pela obesidade, que atinge 10% das crianças brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.Dados de 2004 da Organização Mundial de Saúde somam aproximadamente 22 milhões de crianças abaixo de cinco anos acima do peso.A preocupação é tamanha, pois, em muitos casos, o sobrepeso na infância e adolescência tende a persistir durante a vida adulta e a partir da obesidade podem desencadear fatores de risco como hipertensão, alto índice de triglicerídeos, colesterol e açúcar no sangue, a síndrome metabólica.

Apesar de estar presente em um quarto da população adulta mundial, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), a doença está se manifestando com mais frequência em crianças e adolescentes. Uma pessoa com síndrome metabólica tem cinco vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Segundo a Dra. Roberta Frota Villas Boas, endocrinologista do Hospital 9 de Julho, o diabetes tipo 2 está associado à obesidade e resistência insulínica, aparecendo com frequência em crianças na fase escolar e adolescentes.A doença se desenvolve em indivíduos portadores de síndrome metabólica e que tem predisposição genética, além de mulheres que apresentaram diabetes gestacional.A médica explica que o estilo de vida atual tem contribuído para o aparecimento precoce de diabetes tipo 2."As crianças e adolescentes tem uma alimentação mais rica em carboidratos e gorduras, são mais sedentárias, consequentemente, mais gordas.Isto acaba levando a uma resistencia à insulina".


Autor: Redação
Fonte: eAgora

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581