.
 
 
Aberta campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) e sazonal
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/04/2011

Aberta campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) e sazonal

A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde

Começa nesta segunda-feira (25/04) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, dois tipos de gripe sazonal e a influenza A (H1N1). A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde.

Rádio Saúde: Clique aqui para ouvir ou baixar o boletim de áudio desta matéria.

Hoje, um evento na secretaria marcou a abertura da campanha, com representantes dos grupos prioritários sendo vacinados. A gestante Elisa Lamm foi uma das imunizadas e recomendou que outras mulheres grávidas façam o mesmo. "É uma preocupação que tenho não só com a minha saúde, mas também com a do bebê", disse ela, lembrando que antes procurou sua médica para saber se poderia ser vacinada. A aposentada Laura Teresa Cesarino Bicca também foi vacinada. "Aos 77 anos, falo que tenho uma saúde de ferro. E para isso, sempre tomo a vacina da contra a gripe", afirma. Na oportunidade, também foram imunizados o secretário Ciro Simoni e o adjunto Elemar Sand, além de representantes dos profissionais de saúde e uma criança.

No próximo sábado (30/04) ocorre o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização. A campanha vai até o dia 13 de maio. No total, a população gaúcha estimada nos cinco grupos é de cerca de 1,9 milhões de pessoas - aproximadamente 202,7 mil crianças, 128 mil gestantes, 19,6 mil indígenas, 137,7 mil profissionais da Saúde e 1,4 milhão de idosos. A meta é imunizar pelo menos 80% da população de cada grupo.

As crianças com idade entre 6 meses e 2 anos serão imunizadas em duas doses, com 30 dias de intervalo. A exceção são os bebês que já receberam em algum momento a vacina sazonal - o que não inclui a vacina contra a gripe A feita no ano passado, que não continha cepa de influenza sazonal. Nesse caso, a criança receberá somente uma dose. Segundo o Programa Estadual de Imunizações, a única contraindicação formal para a vacina é para aquelas pessoas com reações alérgicas severas à ingestão de ovo.


Autor: Redação
Fonte: Secretaria da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581