.
 
 
Convocação para a participação da juventude na 14ª conferência nacional de saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/04/2011

Convocação para a participação da juventude na 14ª conferência nacional de saúde

momento crítico da história do SUS, cabe à juventude não se furtar de seu papel na consolidação de um Sistema Único de Saúde público e de qualidade para todos os brasileiros

Está em andamento a mobilização para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro” e tendo como eixo de discussão “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.

Esta conferência, que, pode-se dizer, é a mãe de todas as outras conferências setoriais, ocorre a cada quatro anos e tem o papel de avaliar o SUS e a saúde dos brasileiros, além de propor os marcos e diretrizes que devem nortear a condução das políticas de saúde dos quatro anos subsequentes. Transformações decisivas na história da saúde no Brasil foram conquistadas a partir de conferências nacionais de saúde, como a criação do SUS, fruto da 8ª Conferência Nacional de Saúde e a municipalização da saúde, conquista da 9ª Conferência Nacional de Saúde.

Durante os anos 70 e 80 o movimento estudantil e a juventude tiveram papel fundamental na luta pela construção do SUS, aliando-se aos demais movimentos sociais e atores do campo progressista e contribuindo decisivamente para a consolidação de um dos projetos mais avançados de sistema de saúde já construídos no mundo. O setor saúde, embalado pelo amplo leque de atores que compõem o chamado “movimento sanitário” se constitui desde então em um dos principais polos de contra-hegemonia na luta pela construção de uma nova sociabilidade no país.

Mais recentemente, com o advento do governo Lula, a juventude passa a ser reconhecida como segmento estratégico para a definição dos rumos de um novo Brasil, conquistando mais espaço e protagonismo com criação do Conjuve e da Secretaria Nacional de Juventude. A juventude passa a ser reconhecida como autônoma, capaz de construir políticas públicas, portadora de direitos. A pauta da juventude passa a ser reconhecida em sua transversalidade e começa a ser contemplada em diversas políticas setoriais, inclusive nas políticas de saúde.

Na última eleição presidencial temas relacionados à saúde e à juventude, como o abuso do crack, a elevada mortalidade da juventude negra e o aborto estiveram no centro do debate. A abordagem dos problemas relacionados ao abuso do crack, por exemplo, foi eleita pela presidente Dilma como uma das grandes prioridades de seu governo. Em diversas pesquisas a saúde é avaliada pela como o principal problema do país. O SUS vive momento de crise, passando por grave subfinanciamento, grandes dificuldades de gestão e tentativas constantes de privatização.

É nesse contexto que se faz fundamental a participação maciça do movimento estudantil e de todos os movimentos juvenis na 14ª Conferência Nacional de Saúde.

É hora da juventude mostrar mais uma vez sua garra na luta pela construção de um país mais justo, com um sistema de saúde atento e sensível à diversidade de sujeitos e às necessidades de todos os Brasileiros.

A participação na Conferência Nacional de Saúde começa pelas etapas municipais. Somente delegados eleitos nas conferências municipais poderão participar como delegados nas conferências estaduais e nacional. Este ano as etapas municipais vão de 01 de abril a 15 de julho, as estaduais de 16 de julho a 30 de outubro e a Nacional vai ser de 30 de novembro a 04 de dezembro

Uma lista com as datas de conferências municipais e estaduais está disponível no link http://conselho.saude.gov.br/web_14cns/docs/Calendario_CMS.pdf

O papel da juventude na conferência pode ser debatido na lista juventude-na-14-cns@googlegroups.com

Em um momento crítico da história do SUS, cabe à juventude não se furtar de seu papel na consolidação de um Sistema Único de Saúde público e de qualidade para todos os brasileiros. Vamos às conferências.


Autor: Pedro Tourinho
Fonte: Saúde com Dilma

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581