.
 
 
Centro de Informação Toxicológica do Estado
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/05/2011

Centro de Informação Toxicológica do Estado

ducação a distância do CIT/FEPPS já alcançou 36 municípios gaúchos

O Centro de Informação Toxicológica do Estado (CIT/RS) prepara para o segundo semestre deste ano o lançamento do "Curso a Distância de Identificação e Prevenção de Acidentes com Plantas Tóxicas". Trata-se de mais uma iniciativa do Projeto de Educação a Distância do departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). O primeiro curso, "Acidentes com Animais Peçonhentos", já contou com 490 participantes, em cinco edições realizadas com alunos de 36 municípios do Estado.

Em parceria com o Programa Nacional de Telessaúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o projeto tem por finalidade disponibilizar cursos de capacitação em toxicologia básica aos agentes comunitários de saúde que atuam no Programa Saúde da Família, da Secretaria Estadual da Saúde.

Com o apoio de tutores do CIT/RS, a capacidade atual permite a qualificação de 1.200 alunos por ano em cada curso. Estes ocorrem mensalmente e são gratuitos. Conforme o diretor do centro, Alberto Nicolella, a utilização dessa ferramenta possibilita que os alunos possam realizar o curso em suas cidades, tendo acesso às aulas a qualquer hora, eliminando os custos de deslocamentos e ampliando o interesse na aprendizagem. Essa experiência de ensino foi apresentada no final de abril, em Brasília, em um seminário destinado a discutir a toxicologia na atenção integral à saúde das populações expostas a agentes e contaminantes químicos. O evento teve a organização da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, com o objetivo de divulgar ações de capacitação e educação em saúde em toxicologia como estratégias para suprir demandas para o Sistema Único de Saúde. De acordo com Nicolella, a apresentação desta experiência, que contou com a participação da Coordenação Nacional do Programa de Saúde da Família e da UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), "irá possibilitar a ampliação deste programa".


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581