.
 
 
Célula-tronco brasileira não representa o país
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/05/2011

Célula-tronco brasileira não representa o país

Cientistas responsáveis pela criação da linhagem nacional argumentam que a falta de compatibilidade genética pode limitar o uso em eventuais terapias

A primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias tem pouca afinidade genética com a população do país. É o que mostra um estudo publicado na revista Cell Transplantation. Cientistas responsáveis pela criação da linhagem nacional argumentam que a falta de compatibilidade genética pode limitar o uso em eventuais terapias. Eles sublinham a necessidade de novas linhagens obtidas de embriões oriundos de comunidades mais miscigenadas.

A equipe de Lygia da Veiga Pereira, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), avaliou a compatibilidade da linhagem brasileira - batizada de BR-1 e criada em 2008 - com as amostras do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), um banco de dados com registros de mais de um milhão de pessoas que oferece uma boa ideia da variabilidade genética no País.

O estudo não identificou qualquer compatibilidade entre a linhagem nacional de células-tronco embrionárias e a amostra do Redome. Linhagens dos Estados Unidos e de Cingapura apresentaram maior correspondência com a população brasileira.

Lygia explica que os embriões utilizados na criação da BR-1 vieram de clínicas particulares de reprodução assistida. Normalmente, casais que procuram tais clínicas possuem uma situação econômica confortável e ascendência europeia, o que restringe muito a representatividade genética da linhagem.


Autor: Redação
Fonte: UOL - Ciência e Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581