.
 
 
Substâncias cancerígenas em refrigerantes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/05/2009

Substâncias cancerígenas em refrigerantes

Consumo de produtos diet é alvo de estudos

O consumo de alguns refrigerantes diet, light e zero é potencialmente cancerígeno. Algumas dessas bebidas contêm, na mesma fórmula, ácido benzoico e ácido ascórbico (vitamina C), usados como conservantes. Sob o sol e o calor eles se associam formando o benzeno. E esta substância pode causar danos à saúde. É o que indica estudo da Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor com versões de 24 refrigerantes.
 
Não há limite seguro para a ingestão de benzeno, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, não há regras para limitar o volume da substância em refrigerantes, mas o limite permitido por lei em água potável é de 5 microgramas por litro. O benzeno foi encontrado em sete bebidas. Porém em duas, a Fanta Laranja Light e a Sukita Zero, o limite estava acima do recomendado, 7 microgramas (mcg) por litro e 20mcg (quatro vezes o permitido), respectivamente.
 
Isso também vale para sucos - diz a bióloga Fernanda Ribeiro, pesquisadora de alimentos da Pro Teste, responsável pelo estudo, lembrando que a indústria de bebidas poderia substituir o ácido benzoico nas fórmulas. Além de benzeno, alguns produtos, como os refrigerantes de laranja e o Grapette, têm corantes impróprios para as crianças, como o amarelo de tartrazina, que pode causar alergias, e o amarelo crepúsculo, associado à hiperatividade.
 
Pesquisas anteriores da Pro Teste também mostraram que essas bebidas têm alto teor de açúcar, o que contribui para o ganho de peso. Além disso, o consumo de edulcorantes, os adoçantes, por crianças só é indicado em situações especiais sob orientação médica.
 
Outro problema é que o ácido fosfórico do sabores cola reduz a absorção de cálcio. No rótulo às vezes ele aparece como acidulante INS 338.
 
Em nota, a Coca-Cola Brasil, fabricante da Fanta, diz que seus produtos "cumprem rigorosamente as leis brasileiras". Segundo a nota, os corantes estão descritos na rotulagem, assim como os demais ingredientes.
 
São permitidos pela norma brasileira e do Mercosul, são seguros para o uso. Diz ainda que o ser humano está muito mais exposto ao benzeno pelo próprio ar, pois é formado na combustão de gasolina e do óleo diesel, além de outras fontes, como banana (11 a 132 ppb), manteiga de amendoim (2 a 25 ppb) e abacate (3 a 30 ppb)."
 
 
Matérias relacionadas publicadas pelo SIS.Saúde:
 

 

 


Autor: Antônio Marinho
Fonte: O Globo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581