A rede de atendimento em urgência e emergência do Rio Grande do Sul ganhou um reforço de seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU/192). O Ministério da Saúde habilitou seis municípios gaúchos a receberem o total de R$ 900 mil, por ano, para o custeio e manutenção das unidades.
Os municípios contemplados são Agudo, Campinas do Sul, Júlio de Castilho, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga e São Nicolau. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) hoje.
Cada um dos seis municípios gaúchos receberá uma ambulância de suporte básico. O repasse anual do Ministério da Saúde para o custeio de cada uma das ambulâncias é de R$ 150 mil. As unidades de suporte básico do SAMU/192 são equipadas com oxímetro portátil, aspirador e desfibrilador externo automático.
Atendimento em rede
A rede de atendimento de urgências no Brasil é executada pelo governo federal em parceria com estados e municípios e pensada de forma integrada, colocando à disposição da população serviços mais próximos de sua residência.
Com as centrais de regulação do SAMU/192, o Ministério da Saúde trabalha na organização da estrutura disponível. Quando uma ambulância do programa é enviada para o atendimento, os profissionais de saúde já sabem para qual unidade adequada levar o paciente.