.
 
 
Abstinência de café
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/05/2009

Abstinência de café

Dor de cabeça, fadiga e falta de atenção estão entre os principais sintomas da falta de cafeína

Estudo feito em parceria entre as universidades de Vermont e de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, analisou os efeitos da abstinência do café.  Os resultados indicaram um aumento nas medidas de “dor de cabeça”, “cansaço”, “fadiga”, “lentidão” e “exaustão”, devido à falta de café.

Nesta pesquisa, os especialistas analisaram fisiologicamente os efeitos subjacentes que a falta de cafeína pode gerar. Eles mediram a velocidade do fluxo sanguíneo no cérebro e sua atividade elétrica. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um tomava pílulas de cafeína e o outro placebo.

Os especialistas mediram a resposta de cada participante à cafeína ou ao placebo utilizando três diferentes quesitos: atividade elétrica cerebral através do eletroencefalograma, velocidade do fluxo sanguíneo no cérebro através de ultra-som e um questionário respondido pelos participantes.

Os resultados indicaram que a abstinência aumentou o fluxo sanguíneo no cérebro, o que poderia provocar as dores de cabeça, e aumentou o ritmo teta no encefalograma – mudança associada à fadiga. Os voluntários ainda afirmaram ter dores de cabeça, sonolência e redução do estado de alerta.

Outro ponto importante relevado pelo estudo é que não existem benefícios no consumo crônico de cafeína. “Ao contrário do que a maioria de nós, amantes do café, pensaríamos, nosso estudo mostra que não há diferenças entre quando os participantes eram mantidos com placebo crônico e quando os participantes eram estabilizados com a administração de cafeína crônica”, disse a pesquisadora Stacey Sigmon, coordenadorado estudo.

 “O que isso significa é que consumir cafeína regularmente parece não produzir nenhum efeito líquido benéfico, baseado nas medidas que examinamos”, concluiu a Dra. Sigmon.

Os especialistas afirmam que ainda são necessários mais estudos para avaliar os efeitos do consumo e da abstinência do café.

 

Referências
JULIANO, L. M.; GRIFFITHS, R. R. A critical review of caffeine withdrawal: empirical validation of symptoms and signs, incidence, severity, and associated features. Psychopharmacology, v.176, p. 1–29, 2004.
 
SIGMON, S. et al. Caffeine withdrawal, acute effects, tolerance, and absence of net beneficial effects of chronic administration: cerebral blood flow velocity, quantitative EEG, and subjective effects. Psychopharmacology, no prelo, 2009.
 

Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581