.
 
 
Seção de Saúde Mental e do Núcleo de Eventos Ambientais Adversos à Saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/05/2011

Seção de Saúde Mental e do Núcleo de Eventos Ambientais Adversos à Saúde

São Lourenço recebe ajuda permanente do Governo do Estado desde a enxurrada de março

O município de São Lourenço, atingido em março, por extenso desastre ambiental, vem desde então sendo auxiliado pelo Governo do Estado, por meio da Seção de Saúde Mental e do Núcleo de Eventos Ambientais Adversos à Saúde (NEAAS). A enchente afetou diretamente os prédios das Unidades Básicas de Saúde e 60% da força de trabalho desta área na cidade, sendo necessário grande empenho do setor público para manter a assistência médica e psicológica à população.

Atualmente, três residentes multiprofissionais permanecem na cidade, onde ficarão por 45 dias, quando serão substituídos por outra equipe, para atuar na assistência e amparo psicológico às vítimas e também às equipes de profissionais, em função do envolvimento emocional destes servidores com as famílias atingidas. A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Programa Educa Saúde, com o Estado.

Além da área assistencial, os técnicos auxiliam nas questões de vacinação, controle da qualidade da água para consumo humano, e na realização de exames laboratoriais. O monitoramento da ocorrência de doenças de veiculação hídrica é permanente, em função do risco da leptospirose, entre outras enfermidades. Também realizam a gestão de risco em desastres, que são a prevenção, preparação, resposta e reconstrução das áreas atingidas. Nestes casos, organizam grupos de apoio com o Ministério Público, Secretarias Municipais, e órgãos ambientais, entre outros.

O RS é referência número um no Brasil no enfrentamento aos desastres ambientais, sendo solicitado pelo Ministério da Saúde para realizar a avaliação da rede assistencial de saúde danificada por eventos climáticos. Os profissionais do NEAAS já participaram dos trabalhos de reconstrução no Vale do Itajaí, em novembro de 2008, em Alagoas e Pernambuco, em 2010; e na Região Serrana do Rio, em janeiro de 2011.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581