.
 
 
Prefeitura de Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/05/2011

Prefeitura de Porto Alegre

Saúde alerta população sobre prevenção das hepatites virais

Em Porto Alegre, a cada ano,  são diagnosticados em média mil casos de hepatite C, 300 de hepatite B e em torno de 100 casos de hepatites do tipo A. Para reverter estes números, a Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje, 19, uma ação na Esquina Democrática, em Porto Alegre, para promover e divulgar as formas de prevenção das hepatites virais, bem como os diferentes aspectos da doença. Técnicos da secretaria distribuíram material informativo e folderes para orientar a população sobre a doença. O ato contou com a presença de ONGs e movimentos sociais que trabalham com hepatites virais no município. Além das Ongs e técnicos da CGVS, também participou do evento, o coordenador da Área Técnica de DST/AIDS da SMS, Gérson Winkler.

Um morador do Bairro Santa Tereza, na Capital, descobriu há cerca de 6 meses que contraiu o vírus da Hepatite C, mas como a doença é de nível 1, ainda não há necessidade de medicação. Porém, ele será monitorado pelos serviços de saúde.

A solicitação dos exames para saber se a pessoa tem a doença pode ser feita nas unidades de saúde espalhadas pela cidade. Confirmado o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento.

Prevenção
- Medidas de biossegurança, sexo seguro, transfusão de sangue em locais credenciados e a contratação de tatuagens e piercings em locais confiáveis são medidas de prevenção à hepatite C, doença para a qual não existe vacina, mas que tem tratamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando controle em 40% dos casos. "A divulgação da doença nas suas formas de transmissão e prevenção são importantes para o seu controle desta doença, a educação em saúde é uma das melhores estratégias para prevenir e controlar", explica a enfermeira da Equipe de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) do Município, Maristela Fiorini.

Vacina hepatite B - A vacina é gratuita para os seguintes públicos: pessoas com menos de 25 anos, bombeiros, manicures, policiais, profissionais de saúde, doadores de sangue, usuários de drogas, prostitutas, portadores de Hepatite C e pessoas convivendo com HIV/Aids, entre outros. A vacina só é eficaz com a aplicação das três doses.


Autor: Redação
Fonte: PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581