
O deputado Pedro Westphalen (PP) participou do encontro entre os dirigentes da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, com o vice-Governador, Beto Grill, e o secretário de Saúde Ciro Simoni, ocorrido nesta quarta-feira (01), no Palácio Piratini. Na ocasião, o Presidente da Federação, Oswaldo Balparda, entregou ao vice-Governador documento explicitando a preocupação da rede – que representa 239 instituições sem fins lucrativos – em relação à destinação de recursos do orçamento do Estado de 2011 para o custeio das instituições hospitalares. Segundo a o documento, devido ao atraso no repasse das verbas, existe a possibilidade, até mesmo, de fechamento de hospitais, demissão de funcionários e não cumprimento de contratos previamente assinados.
Westphalen destacou que o assunto requer solução urgente, visto que os hospitais filantrópicos respondem por mais 70% dos atendimentos ao SUS no Rio Grande do Sul . O parlamentar afirmou, ainda, que a oposição tem consciência da dificuldade financeira do Estado, mas que não há possibilidade de adiar essa pauta. “ Estou aqui para apoiar os hospitais filantrópicos que não tem mais fôlego para continuar sozinhos, já aguentaram firme e não podem esperar mais. Espero que a gente possa construir uma forma de atender essa solicitação nesse momento de grande apreensão da categoria.”
O vice-Governador reconheceu a importância dos hospitais filantrópicos à saúde da população gaúcha, mas ,descartou, pelo menos a curto prazo, a possibilidade de aportar mais recursos aos hospitais. Conforme Simoni, a ideia emergencial é prorrogar por mais 3 meses os contratos assinados no mês de março deste ano, válidos até junho. A médio e longo prazo, o Governo prometeu ampliar os recursos oriundos do Governo Federal para a saúde, seja para custeio, seja para investimento.