.
 
 
Política Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/06/2011

Política Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes

Municípios são capacitados para a implantação da Caderneta do Adolescente

 

A implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente foi tema esta semana de capacitação a profissionais de municípios selecionados de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pela Política Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes. A Caderneta de Saúde de Adolescentes é distribuída pelas Unidades Básicas de Saúde e Unidades da Estratégia de Saúde da Família a usuários na faixa etária de 10 a 16 anos. Constitui-se como um instrumento de apoio aos profissionais de saúde no atendimento e também como um recurso que contribua para que os próprios adolescentes acompanhem as transformações que ocorrem em seu corpo.

Entre os participantes estavam os 53 novos integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE). Também haverá participação de municípios que desenvolvem o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).

A caderneta traz, ainda, informações qualificadas e registradas sobre saúde, direitos e relações afetivas saudáveis que balizem a construção do projeto de vida com cidadania. A sua implantação nos Municípios ocorre de forma gradativa, após sensibilização e qualificação dos profissionais de saúde das Unidades Básicas e da Estratégia de Saúde da Família para o acolhimento de adolescentes, suas demandas e necessidades específicas. Até o momento foram sensibilizados e participaram de cursos 514 profissionais de 163 municípios do Estado. Destes, 90 municípios já estão em fase de implantação da caderneta.

Atenção Integral

A Atenção Integral à Saúde de Adolescentes considera as questões de gênero, de orientação sexual, de raça/etnia e as condições do meio familiar, como escolaridade e trabalho e renda. Estimula o desenvolvimento de ações de atenção primária e organização da rede de saúde através de linhas de cuidados, bem como de articulações intra e intersetoriais. Estabelecendo parcerias e corresponsabilidades para a elaboração, condução e avaliação de ações, tendo três eixos centrais: crescimento e desenvolvimento saudáveis, saúde sexual e saúde reprodutiva, e redução da morbimortalidade por causas externas.

 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581