.
 
 
Dieta para a saúde dos olhos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/05/2009

Dieta para a saúde dos olhos

Combate da degeneração macular, doença relacionada à idade

Uma dieta rica em legumes, nozes e peixes, bem como baixa em carboidratos, diminui o risco de degeneração macular, que  é a principal causa de perda severa de visão em pessoas com mais de 50 anos.

Os resultados, publicados neste mês na revista Ophthalmology, calculam de modo inédito o efeito associado de certos nutrientes dietéticos e dos hábitos alimentares no risco de degeneração macular. Os dados foram coletados de 4.003 participantes no Estudo da Doença dos Olhos Relacionada à Idade (Age-Related Eye Disease Study), conduzido por investigadores da Tufts University Jean Mayer U.S.D.A, pelo Centro de Pesquisa em Nutrição Humana no Envelhecer.

Os nutrientes dietéticos relacionados com o menor risco de degeneração macular são as vitaminas C e E, o zinco, a luteína, a zeaxantina e o omega-3 (ácidos gordurosos conhecidos como D.H.A. e E.P.A). Notavelmente, o nutriente frequentemente associado com a saúde ocular, o beta caroteno, não foi relacionado com o menor risco de degeneração macular.

O maior benefício foi observado entre os participantes que regularmente consumiram uma combinação de nutrientes protetores com uma dieta de baixo índice de glicemia. O índice de glicemia classifica os carboidratos de acordo com os seus efeitos em níveis da glicose sanguínea. Os alimentos processados, como o pão branco e as massas, também os ricos em carboidrato, como a batata, apresentam uma taxa de glicemia mais alta porque são digeridos e absorvidos rapidamente. Ademais, são produtores de açúcar no sangue e níveis de insulina. Os alimentos com os índices mais baixos de glicemia são: a maioria dos legumes, as proteínas e nozes, que produzem elevações graduais no açúcar do sangue e nos níveis de insulina.

Os nutrientes protetores relacionados à saúde dos olhos são encontrados tipicamente em frutas, legumes verdes, nozes e peixes de água fria. Frutas cítricas são uma fonte rica de vitamina C. Fontes de vitamina E incluem os legumes verdes, os feijões, as nozes e os óleos vegetais. Os feijões, as nozes, os frutos do mar e os grãos integrais são fontes de zinco. As fontes de luteina e zeaxantina incluem os ovos, a couve, o espinafre, o nabo verde, a alface romana, o brócolis, a abobrinha, a ervilha e o broto de Bruxelas. Os peixes gordurosos, como o salmão, são uma fonte dietética boa de omega-3, ácidos gordurosos D.H.A. e E.P.A.

Os cientistas não estão seguros sobre o que causa a degeneração macular, mas os fatores de risco incluem o envelhecimento, o fumo, o histórico familiar e a obesidade. As mulheres e pessoas caucasianas também apresentam um risco maior. Embora a doença apresente um componente genético forte, pesquisas revelam que os comportamentos saudáveis podem diminuir o risco. Pessoas com degeneração macular perdem a visão central do olho. Verifique aqui o simulador que mostra como é processada a perda da visão com a piora da degeneração macular.

Tradução: Equipe SIS.Saúde

 


Autor: Redação
Fonte: The New York Times

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581