.
 
 
Prontuário eletrônico do SUS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/06/2011

Prontuário eletrônico do SUS

Prontuário começa a sair do papel, mas ainda está longe de se tornar realidade

Cerca de 400 milhões de reais já foram gastos pelo Ministério da Saúde na implementação de um sistema eletrônico nos postos de saúde e hospitais públicos do país que permita concentrar os prontuários médicos dos cidadãos atendidos na rede pública. Porém, o prontuário eletrônico do SUS está longe de se tornar uma realidade, já que foi só no início do mês passado que o projeto começou a sair do papel, após a regulamentação do novo Sistema Nacional de Saúde.

É esperada a emissão de 200 milhões de Cartões Nacionais de Saúde no país nos próximos três anos, cujos dados estarão compilados no Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e no Portal Saúde do Cidadão. O registro eletrônico permite que profissionais da saúde e cidadãos tenham acesso a todo histórico médico do paciente que foi consultado na rede pública.

Prontuário eletrônico alternativo

Paralelo ao projeto do governo, o site IDMED já disponibiliza a ferramenta de prontuário eletrônico desde 2007. Qualquer pessoa pode armazenar informações médicas, como os remédios e vacinas que já tomou, cirurgias a que se submeteu, resultados de exames que fez e muitos outros dados ligados à saúde. O usuário pode acrescentar ou retirar informações de seu histórico quando quiser e de qualquer lugar do mundo, além de poder autorizar seu médico a ter acesso completo à sua ficha.

Por ser um registro de todos os procedimentos a que o paciente se submeteu, o histórico médico contribui para melhores resultados no atendimento e no tratamento. Nestor Schor, professor titular da Universidade Federal de São Paulo e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina, acredita que o prontuário eletrônico realmente facilite a vida do médico “Estamos ansiosamente esperando os cartões com todo o histórico e os exames que o paciente tenha realizado ao longo de toda a sua vida”, afirma. Sites que oferecem o prontuário eletrônico se difundiram dos Estados Unidos na última década, sendo a maioria deles pago. O IDMED oferece o serviço gratuitamente.

Para fazer o cadastro no prontuário eletrônico gratuitamente, utilize este link.


Autor: Maíra Bonilha
Fonte: ID Med

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581