.
 
 
Descolamento da retina
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/05/2009

Descolamento da retina

Problema comum em pessoas com mais de 40 anos pode provocar cegueira

A retina é a camada mais interna dos olhos, responsável pela captação das imagens e transmissão dessas para o nervo ótico. O descolamento da retina é um problema grave que pode provocar cegueira se não for devidamente tratado.

O descolamento ocorre quando a retina sofre uma perfuração, permitindo a infiltração do humor vítreo (líquido que preenche o globo ocular). É comum em pessoas com diabetes devido à fragilidade capilar que pode acabar rompendo e resultando em hemorragias.

Em consequência a esses fatores, a retina começa a se deslocar, separando-se da camada chamada coróide, que lhe fornece nutrientes. O tratamento mais comum é o cirúrgico, e deve ser realizado antes que o descolamento de retina atinja a mácula, região central da retina, tornando a cegueira irreversível.

É através da mácula que obtemos as imagens nítidas, as cores e detalhes dos objetos. Em algumas pessoas ocorre um desgaste das células da mácula e o resultado é uma perda de função visual (embaçamento das imagens), progressiva e central.

Todas as pessoas com mais de 60 anos de idade estão sujeitas a esse problema, porém, a doença não se manifesta igualmente para todos. Alguns casos são mais graves que outros. Isso ocorre pôr influências individuais (genéticas e desenvolvimento da lesão).

Existem diversos métodos cirúrgicos para o tratamento do descolamento da retina, mas, independentemente da técnica, o objetivo principal é obter um fechamento das rupturas retinianas, levando à reconstrução da área atingida. Uma cicatriz é produzida intencionalmente para facilitar a aderência entre as partes lesionadas.
 
Algumas vezes os rasgos na retina podem ocorrer sem que a pessoa perceba inicialmente seus sintomas. Entretanto, os sintomas mais comuns são flashes de luzes, manchas escuras se movendo (conhecidas como moscas volantes) e perda parcial de visão.
 
Devido a esses sintomas, é importante um exame oftalmológico detalhado para identificar se há descolamento e iniciar imediatamente o tratamento. Na maioria das vezes, trata-se apenas de descolamento do vítreo (e não da retina). O vítreo é um gel especial que ocupa a parte de trás do olho e que, se há descolamento, pode causar sintomas semelhantes ao do descolamento de retina.

A cirurgia
 
As cirurgias são destinadas a pressionar a parede do globo ocular contra os rasgos da retina, mantendo os tecidos unidos até que cicatrizem. A técnica utilizada pelo médico dependerá das características do problema e também do dano ocorrido, mas qualquer que seja a técnica usada, o oftalmologista usará também o laser ou a crioterapia para selar as incisões na retina.
 
A internação ocorre, normalmente, no dia da cirurgia e, exceto em casos especiais, o paciente não deve se alimentar e nem tomar água no mesmo dia. Geralmente, a cirurgia é feita com anestesia local e, no fim do processo, o paciente retorna ao seu quarto com um curativo sobre o olho.


Referências

Alcon Word Wide Site – Disponível em: http://www.alconlabs.com/br/eo/conditions/dmri.jhtml

Proretina – Disponível em:  http://www.proretina.com.br/conteudo.php?id=42

Lincx Serviços de Saúde – Disponível em: http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/esp_medicas/descolamento.asp

Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581