.
 
 
Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/06/2011

Porto Alegre

Região Norte indica prioridades em pré-conferência de saúde

A comunidade que integra a Distrital Norte/Eixo Baltazar mobilizou-se e compareceu em grande número no sábado, 11, no Centro Humanístico Vida (avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Rubem Berta)  para participar da última pré-conferência  preparatória à 6ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para 30 de junho, 1º e 2 de julho, no Salão de Atos da Pucrs, com o tema “Todos Usam o SUS – Acesso e Acolhimento em Porto Alegre”. Organizada a cada quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde, a conferência avalia a situação dos serviços prestados na Capital, e debate com os usuários soluções para a qualificação do atendimento.

Cerca de 313 pessoas inscritas, entre gestores, usuários, trabalhadores e prestadores apontaram as necessidades dentro dos eixos: Acesso e acolhimento com qualidade - um desafio para o SUS; a Política de Saúde na Seguridade Social; Participação da comunidade e controle social; Financiamento e relação público x privado; Gestão do Sistema e Pacto pela Saúde e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.Na abertura do encontro, o secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, destacou o comprometimento de todos nestas discussões que envolveram toda a cidade desde o dia início do mês, em oito encontros realizados em cada uma das distritais de saúde de Porto Alegre.  “Tudo o que for discutido aqui vai ficar como legado para a Conferência Estadual e Nacional, em um processo de construção de um SUS melhor para todos e que teve a participação de todos”, disse.

Construção - A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Letícia de Oliveira Garcia, destacou o processo democrático e o envolvimento da população nas discussões na busca de Sistema Único de Saúde (SUS) da forma que todos desejam. “Esta é uma construção que deve ser permanente, na busca das melhorias que desejamos”, avaliou.  A gerente distrital de Saúde da Região Norte e Eixo Batazar, Ângela Nunhes,  falou da estratégia que tem norteado o trabalho na região, que é trabalhar em favor de um SUS que acolhe a todos. “O SUS somos todos nós”, afirmou.

A terapeuta ocupacional, Melissa Sander, disse que a pré-conferência serviu como um espaço de debate importante, pois irá contribuir para a construção e qualificação do SUS. “Queremos reforçar esta construção coletiva, com um ganho neste processo de discussão”, avaliou.

Destaques – Algumas deliberações apresentadas tratam da saúde da mulher e poopulação negra, a regionalização das Unidades de Pronto Atendimento, o fortalecimento dos conselhos locais de saúde e da participação dos trabalhadores e gestores e o atendimento 100% SUS em hospitais universitários.

Participaram da conferência, a coordenadora do Conselho Distrital de Saúde da Região Norte, Maria Angêlica Machado, o superintendente do Grupo Hospitalar Coneceição, Carlos Eduardo Nery Paes e o diretor-técnico do GHC, Neio Lucio Fraga Pereira.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581