.
 
 
Cirurgia bariátrica normaliza presença de insulina em pacientes com diabetes mellito tipo 2
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/05/2009

Cirurgia bariátrica normaliza presença de insulina em pacientes com diabetes mellito tipo 2

Endocrinologista revela tendência de cirurgia metabólica no controle da glicemia

Pacientes com obesidade mórbida associada ao diabetes tipo 2 e submetidos a cirurgia bariátrica demonstram boa evolução no controle da doença. O sucesso da cirurgia é percebido em exames que revelam a normalização de glicemia e dos níveis de insulina no organismo, entre outros fatores. Esse quadro positivo em relação a doença já é apresentado após cirurgia, antes mesmo do paciente perder peso.

Durante o COPEM – Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia – que acontece até sábado dia 9, sábado, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP- Dr. Marcos Tambascia, endocrinologista da regional São Paulo, da SBEM- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, e da Unicamp, destacou a importância da opção cirúrgica – que tem papel essencial no arsenal terapêutico nos portadores da doença

Segundo Tambascia, apenas os pacientes portadores de diabetes que possuem o índice de massa corpórea (IMC) mais que 40 e que não reduzem o peso pelos métodos tradicionais no tratamento são indicados para realizar a cirurgia bariátrica.

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO - Os obesos mórbidos submetidos ao tratamento cirúrgico reverte, melhora ou elimina os principais fatores de risco cardiovascular como o diabetes, a hipertensão e as normalidades lípides. Ou seja, com a redução do conteúdo calórico ocorrerá, diminuição da glicemia, melhora da apnéia do sono, redução da leptina e sensibilidade à insulina

DADOS REVELVANTES - Dr. Tambascia revelou que no período de sete anos, numa população de obesos mórbidos operados, no Brasil, reduziu de 56% o número de mortes ocorridas pela doença. Porém houve um aumento de 58% da mortalidade por acidentes e suicídio.

CIRURGIA METABÓLICA - De acordo com Dr. Tambascia, a cirurgia bariátrica é mais indicada para indivíduos que precisam perder peso. Existe também uma nova modalidade de cirurgia, a metabólica, que melhora a produção de hormônios intestinais que interferem diretamente no controle da glicemia, sem afetar o peso. Este procedimento ainda é considerado experimental, pois ainda não se dispõe de dados de eficácia e segurança, a longo prazo.


Autor:
Fonte: Tierno Press Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581