.
 
 
Jornada pela Cidadania realiza atendimentos à comunidade de Alvorada
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/06/2011

Jornada pela Cidadania realiza atendimentos à comunidade de Alvorada

Mais de duas mil pessoas foram beneficiadas com serviços essenciais e gratuitos

Mais uma edição da Jornada pela Cidadania ocorreu no último sábado, 18 de junho, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, em Alvorada (Travessa Natal, 336). O evento foi realizado pelo Fórum de Defesa do Consumidor (FEDC).

A Jornada da Cidadania é uma ação social e educativa para fornecer informações e serviços essenciais às comunidades com menores recursos. Na última edição de Alvorada, o FEDC, com apoio da Prefeitura de Alvorada e de diversas entidades ofereceu à população serviços como: emissão de documentos, assessoria jurídica, cuidados referentes à saúde, atividades de lazer, cuidados com a beleza, orientações, cursos e palestras. Assim, mais de duas mil pessoas puderam participar dessa edição da Jornada, sendo beneficiadas com os serviços oferecidos.

Segundo Alcebíades Santini, presidente do FEDC, o objetivo da Jornada pela Cidadania é levar serviços essenciais gratuitos à população. “Com a Jornada pela Cidadania pretendemos oferecer serviços diretamente às comunidades, atendendo pessoas que, muitas vezes, não possuem condições de se deslocarem. Também é um momento importante para que as empresas possam demonstrar seus programas de responsabilidade social. Com certeza, em cada edição da Jornada da Cidadania, podemos ter a aquisição de um mundo melhor”, comentou Santini.

A cobertura da última Jornada da Cidadania será apresentada no Programa Comunidade-RS, no dia 27.06, às 17h, na NET Cidade Canal 20. O programa contará com imagens exclusivas e entrevistas realizadas pelo comunicador Alexandre Appel.

Entrevista de Alexandre Appel com Alcebíades Santini

Exemplos de participação

Como uma das participantes da Jornada, a Liquigás Distribuidora ofereceu orientações sobre segurança no manuseio de botijões de gás de cozinha, cuidados com as instalações, verificações de mangueiras e válvulas de segurança através de materiais ilustrativos e educativos. Além disso, a Liquigás distribui pipoca e algodão doce aos presentes, além de brindes. “Com nossa participação, queremos informar à população sobre o uso adequado dos botijões de gás, promovendo ações preventivas e educativas contra riscos relacionados”, informou o gerente comercial da Liquigás no Rio Grande do Sul, Henrique Helauterio Cruz. Confira o vídeo abaixo.

 

Já a Unimed Porto Alegre promoveu atividades relacionadas ao meio ambiente por meio de uma oficina voltada às crianças, que participaram de uma oficina para confeccionar vasos feitos a partir de garrafas pet. Nessa atividade, um biólogo ofereceu orientações de plantio e cuidados com as mudas frutíferas e sementes de verduras e temperos, abordando os benefícios para uma alimentação saudável. Também, uma peça de teatro, oferecida pela Cooperativa Médica, abordou o tema sustentabilidade e cuidado com o planeta. Confira no vídeo abaixo, o comentário de Ana Paula Jelenski - Gestora da Area de Responsabilidade Social da Unimed - Porto Alegre. 

 

Felipe Kirchner

Presente na Jornada pela Cidadania, o defensor público Felipe Kirchner, Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, pontuou que é de grande relevância poder levar orientações sobre as relações de consumo e esclarecer à população com uma ação dessa natureza. Contudo, Kirchner enfatizou que as grandes cidades do Rio Grande do Sul, que não possuam Procons municipais, devem encaminhar projetos às suas Câmeras de Vereadores para a abertura desse órgão, tendo em vista que o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor possui recursos para tanto e poderá oferecer subsídios. “É uma questão de vontade política”, comentou o defensor público.

Através do programa Escola Aberta, o Colégio Estadual Érico Veríssimo, durante a Jornada pela Cidadania, promoveu diversas atividade à população, tais como oficinas de xadrez, capoeira e de teatro às crianças. Além disso, a prefeitura de Alvorada levou serviços para promoção da saúde, tais como atendimento odontológico, mensuração de pressão e vacinação, bem como programas como Bolsa Família e o Pró-Jovem. O professor Daniel Silva, secretário de Assistência Social e Trabalho do Município de Alvorada e vice-presidente do Colégio Estadual Érico Veríssimo, comentou que tanto a Prefeitura como o Colégio buscam ser atuantes na comunidade e uma ação em conjunto com o FEDC, certamente, beneficia a população de forma substancial.

Entrevista com o secretário de Assistência Social e Trabalho do Município de Alvorada e vice-presidente do Colégio Estadual Érico Veríssimo, professor Daniel Silva

Exemplos de atendimentos

José Marcelino Dias, 33 anos, trabalhador da área de construção civil, foi atendido pela Unidade Móvel Odontológica da Prefeitura de Alvorada. “Eu pude realizar um tratamento dos meus dentes de maneira gratuita, pois eu não tinha como pagar por esse serviço. Acredito que esses serviços deveriam ser sempre oferecidos às pessoas”, comentou.

Cartório de Registro Civil de Alvorada realizando atendimento

Já Ana Amélia Duarte, 27 anos, dona de casa, realizou as primeiras tratativas para a certidão de nascimento de seu filho mais novo com um ano de idade, através do atendimento do Cartório de Registro Civil de Alvorada. A dona de casa comentou que “até hoje, eu não tinha conseguido registrar o meu filho. Essa oportunidade foi muito importante para mim”.

Instituto Embeleze realizando atendimento

Também, Joana da Silveira, 16 anos, estudante, utilizou os serviços de corte de cabelo e manicure oferecidos pelo Instituto Embeleze, de Alvorada. Segundo a estudante, ela espera que atividades assim possam ser sempre existir para as pessoas.

Secretaria Municipal de Saúde de Alvorada prestando atendimento

Outro exemplo de atendimento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Alvorada através da medição de pressão. Com esse atendimento, Juliana Moreira foi informada que sua pressão estava alterada e pôde receber orientações específicas de como providenciar o seu tratamento. "Eu vim medir minha pressão e foi uma surpresa para mim descobrir que minha pressão está alta. Acredito que agora poderei buscar um atendimento apropriado".

Nova edição da Jornada pela Cidadania

Mais uma edição da Jornada pela Cidadania ocorrerá este ano, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre-RS, em data a ser definida. As entidades interessadas em participar e demonstrar seus programas sociais podem entrar em contato pelo e-mail fedc@terra.com.br, ou pelo fone (51) 3223-5981.

Saiba mais sobre o FDC/RS

O Fórum de Defesa do Consumidor, colegiado fundado no ano de 1996, tem como missão a educação, assessoria aos consumidores e fornecedores, prevenção de conflitos e harmonização das ações nas relações de consumo. O órgão já desenvolveu projetos como criação do “Programa Integrado de Combate à Adulteração de Combustíveis”, liderado pelo Ministério Público Estadual; debate e busca de soluções em possíveis conflitos de interesse coletivo; criação e distribuição do Manual do Consumidor Consciente; coordenação na criação do Procon de Porto Alegre e execução do Fórum de Alimentos Impróprios para o Consumo e Fórum Estadual sobre Medicamentos e as Relações de Consumo.

Confira mais imagens da Jornada da Cidadania em Alvorada. 


Autor: Consumidor-RS
Fonte: Consumidor-RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581