.
 
 
Vacina contra HPV é mais eficiente se tomada antes do início da vida sexual
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/06/2011

Vacina contra HPV é mais eficiente se tomada antes do início da vida sexual

Vírus pode provocar câncer no colo do útero e também no ânus

Depois da exibição do programa Bem Estar, da Rede Globo, desta terça-feira (21), que teve como assuntos o vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) e o exame papanicolau, o oncologista Glauco Baiocchi Neto tirou mais dúvidas dos telespectadores num bate-papo feito para a internet.

O médico reforçou que o momento ideal para que uma mulher tome a vacina contra o HPV é antes do início da vida sexual. Quem já teve o vírus até pode receber a dose, mas deve ter em mente que sua chance de ser imunizada é bem menor.

A vacina não é um tratamento, é apenas uma forma de se precaver contra o vírus. Uma vez que o HPV se manifesta, não há como tratá-lo. Os medicamentos agem sobre os sintomas que ele provoca, como, por exemplo, as verrugas.

Até por isso, é importante fazer o papanicolau, afirma o oncologista. O exame consegue detectar no microscópio lesões que não são visíveis a olho nu nem apresentam sintomas. São essas lesões que podem, mais tarde, se transformar em tumores, e é possível tratá-las antes que isso aconteça.

A clamídia, bactéria sexualmente transmissível, também causa infecções na genitália feminina e aumenta os riscos do surgimento do HPV. No entanto, outras infecções na região, que não são transmitidas pelo sexo, como a cândida e os pólipos, não têm nenhuma ligação com o câncer.

Respondendo a um internauta, Glauco explicou ainda que o HPV também está ligado ao câncer no ânus. Segundo o médico, cerca de 80% dos tumores na região são provocados pelo vírus, o que aumenta a importância da vacina.


Autor: Redação
Fonte: G1

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581