.
 
 
Retinoblastoma
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/06/2011

Retinoblastoma

Câncer pode ser diagnosticado pelo olhar em crianças

A demora no diagnóstico de um câncer pode trazer uma série de riscos para o paciente de uma neoplasia. Mas quando se trata de crianças vítimas de retinoblastoma, o tumor ocular mais frequente em pacientes de até cinco anos, essa demora pode significar a retirada do globo ocular.

 

Por essa razão, especialistas têm investido em formas mais rápidas e eficientes de diagnóstico – como uma simples fotografia do olho, para otimizar o tempo entre detecção da doença e tratamento.

O retinoblastoma é um tumor intraocular originado nas células foto-receptoras da retina. “A retina é um tecido neural e este tipo de estrutura tem predisposição a tumores em idade precoce. A criança pode já nascer com o tumor ou aparecer no primeiro ano de vida, nos casos hereditários que são bilaterais. Nos casos unilaterais, não hereditários, a lesão se manifesta entre 2 e 5 anos”, afirma Mário Motta, membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e chefe do setor de retina do Serviço de Oftalmologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Diagnóstico do retinoblastoma

Por se tratar de uma doença que afeta crianças logo nos seus primeiros anos de vida, é importante que os pais fiquem atentos para quaisquer sinais da enfermidade. Um dos principais sintomas da doença é um reflexo esbranquiçado na área da pupila quando submetida à luz artificial, a leucocoria, assemelhado ao brilho branco do olho de um gato. Esse sintoma é normalmente percebido por familiares.

Outro aspecto da doença que é percebido em casa mesmo são fotografias tiradas com flash e que não refletem a cor vermelha em um dos olhos. “A fotografia de criança mostrando um reflexo esbranquiçado na pupila pode levar à suspeita de retinoblastoma, mas outras doenças como catarata congênita também causam alterações semelhantes nas fotos. É importante observar que sempre que houver algo estranho em relação aos olhos nas fotos, a criança deve ser encaminhada logo para exame oftalmológico”, afirma Motta

De acordo com o especialista, o melhor método de se diagnosticar é com uma avaliação oftalmológica pediátrica que envolve um exame de fundo de olho especial, confirmado por exames de ultrassom e tomografia computadorizada.

Tratamento

 

Caso o diagnóstico seja feito a tempo, pode se evitar a enucleação, que é a retirada do globo ocular e a medida mais extrema de tratamento para o retinoblastoma. Por isso, a importância da observação atenta dos pais no desenvolvimento da criança, além da visita frequente ao pediatra.


Autor: Redação
Fonte: Medic Supplu

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581