.
 
 
Adicional de insalubridade não se incorpora aos proventos de aposentadoria
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/07/2011

Adicional de insalubridade não se incorpora aos proventos de aposentadoria

O direito ao adicional cessa com a eliminação das condições insalubres

Por unanimidade, o Órgão Especial denegou a ordem do Mandado de Segurança nº impetrado por funcionária pública aposentada com proventos integrais em dezembro de 2010 em face do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul a fim de que volte a ser pago o adicional de insalubridade, no percentual de 20%, verba que foi excluída de seu holerite a partir do mês de janeiro de 2011.

A servidora aposentada argumentou que a exclusão do adicional afronta o princípio da irredutibilidade dos vencimentos, além de ofender seu direito adquirido e o princípio da segurança jurídica.

De acordo com o relator do processo , Des. Josué de Oliveira, "o adicional de insalubridade é uma vantagem de serviço (Lei 1.102/1990, art. 105, II, "b") paga ao servidor que trabalha com habitualidade em condições ambientais que lhe imponham riscos à saúde ou de vida (Lei 1.102/1990, art. 112, caput), isto é, em condições insalubres".

Todavia, o relator destacou que o direito ao adicional cessa com a eliminação das condições insalubres, "daí tratar-se de uma vantagem sem caráter de definitivo", destacou. Desse modo, concluiu o relator, "uma vez que a impetrante ingressou na inatividade, a inferência lógica decorrente desse fato é que já não presta serviço público em condições insalubres, ficando eliminado o risco que seu trabalho lhe impunha à saúde".

 


Autor: Redação
Fonte: JusBrasil

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581