.
 
 
Vitaminas no combate ao diabetes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/05/2009

Vitaminas no combate ao diabetes

Estudo sugere que ingestão de alguns suplementos acaba com os beneficios dos exercícios físicos

Sempre se acreditou que a prática de exercícios físicos fosse uma das melhores maneiras no combate ao diabetes. Entretanto, pesquisadores alemães acreditam que a ingestão de suplementos vitamínicos podem acabar com esses possíveis efeitos benéficos.

Os resultados do trabalho, liderado pelo nutricionista Michael Ristow, estão na edição online dessa semana da revista científica americana PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), que deverá ser impressa ainda nas próximas semanas. Os pesquisadores verificaram que o consumo dos suplementos alimentares pode colocar o efeito benéfico do exercício físico a perder, em especial no que se refere à prevenção contra o diabetes.

A pesquisa consistiu da analise de 40 homens adultos saudáveis que iniciaram um programa de exercícios físicos. Eles foram divididos em dois grupos: Um deveria ingerir suplementos das vitaminas C e E; enquanto o segundo deveria manter sua dieta normalmente. "Se exercitar mais" muitas vezes é a primeira recomendação dada por médicos para pessoas com risco de diabetes, pois, melhora a sensibilidade do corpo à insulina.

Entretanto, os sinais de uma melhora no metabolismo da insulina foram praticamente anulados nas pessoas que ingeriam os suplementos de vitaminas. Os especialistas acreditam que isso ocorra devido à ação antioxidante que as vitaminas C e E possuem. Ao se praticar exercícios, as células musculares metabolizam a glicose. Nesse processo, alguns radicais livres (moléculas de oxigênio altamente reativas) são liberados e atacam o organismo.

Segundo a teoria do envelhecimento, o montante de radicais livres liberados aumenta com o passar dos anos, sendo a principal causa do comprometimento do  organismo. Como as vitaminas C e E possuem efeito antioxidante, acabando com os radicais livres, seria como se o corpo não "sentisse" os efeitos do exercício.

Contudo, o Dr. Ristow afirma que o conselho não se aplica aos frutos e produtos agrícolas, pois, mesmo que estes sejam ricos em vitamina antioxidantes, as frutas possuem outras substâncias benéficas que anulam o efeito negativo das vitaminas C e E. Dr. Ronald Kahn, co-autor do estudo, acredita que pequenas doses de radicais livres são necessárias, porque minimizam os efeitos destrutivos da ação oxidante das células. Mas, uma quantidade elevada de antioxidantes parece ser prejudicial à saúde.

Os autores ressalvam que mais estudos devem ser efetuadso, porque todos os trabalhos anteriores apontam para a conclusão oposta: antioxidantes trazem benefício à saúde, reduzindo o estresse oxidativo. Mesmo assim os resultados mostram que a ingestão de suplementos de vitamina C e E precisa ser repensada.

Referência

RISTOW, M. et al. Antioxidants prevent health-promoting effects of physical exercise in humans. Proceedings of the National Academy os Sciences of the United States of America, no prelo, 2009.

 

Matérias relacionadas publicadas pelo SIS.Saúde

 
 
 
 
 

 


Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Vide Referência

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581