.
 
 
Estudo da Universidade de Toronto
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/07/2011

Estudo da Universidade de Toronto

Consumo diário de frutas oleaginosas ajuda a controlar diabetes tipo 2, aponta estudo

“Nozes sem sal, secas, assadas ou cruas, quando consumidas no lugar de carboidratos, trazem benefícios para controle de glicose e lipídios no sangue, e podem ser usadas como parte de uma estratégia para melhorar o controle do diabetes, sem ganho de peso”, diz David Jenkins, autor do estudo.

A equipe forneceu aos participantes – todos diagnosticados com diabetes tipo 2 – três perfis de alimentos diferentes. Um grupo recebeu muffins (um tipo de bolinho adocicado), outro um mix de sementes (que incluía amêndoas cruas, pistache, avelãs, amendoim, castanha de caju e macadâmia) e o último, muffins e nozes.

Os participantes que comeram apenas o mix de sementes apresentaram os melhores resultados no controle de glicose no sangue usando o teste de hemoglobina glicosilada (HbA1c), ou seja, dois terços abaixo do que é indicado como ideal pela Food and Drug Administration (a FDA, agência americana que regula alimentos e medicamentos nos EUA).

Além disso, os resultados foram considerados clinicamente significativos, o que pode ampliar as possibilidades na hora de os profissionais de saúde e nutrição traçarem estratégias para o controle do diabetes. Os participantes da pesquisa também apresentaram redução no índice de colesterol de baixa densidade de lipoproteína (conhecido como LDL ou “colesterol ruim”).

Os que se receberam muffins ou o conjunto de muffins e nozes não apresentaram melhoras significativas nos índices glicêmicos. Houve, no entanto, uma redução nos níveis séricos de LDL do grupo que consumiu tanto muffins quanto as sementes.

“O estudo indica que as nozes podem fornecer uma opção de alimento específico para pessoas com diabetes tipo 2 que desejam reduzir sua ingestão de carboidratos”, conclui.


Autor: Redação
Fonte: UOL

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581