.
 
 
Rio Grande do Sul
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/07/2011

Rio Grande do Sul

Saúde inaugura centro de referência em reabilitação em Ijuí

O novo centro de referência em reabilitação de Ijuí será inaugurado, às 14h, desta quarta-feira (20), na Rua 15 de novembro, 593 (prédio do Banco do Brasil do muncípio). Destinada a atender pacientes com deficiência motora dos municípios das 9ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde, com sedes em Cruz Alta e Ijuí, a nova unidade, vinculada à Universidade de IJuí (Unijuí), prestará atendimento a 35 pacientes por mês, nas áreas de reabilitação e disponibilização de órteses e próteses e meios auxiliares de locomoção. A partir da sua habilitação, foram garantidos repasses mensais de R$ 25 mil da União e R$ 45 mil do Governo do Estado. O serviço disponibilizará atendimentos especializado de reabilitação física com equipe multidisciplinar nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, assistencia social.

Conforme a chefe do setor da saúde da pessoa com deficiência da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Scheila Lima, este serviço foi implementado nos moldes preconizados pela política da Rede de Reabilitação Física do Governo Federal. Segundo ela, a unidade leva para a região missioneira maior acesso a estes pacientes, que podem ser amputados,  paraplégicos, portadores de agravos neurólogicos, entre outros, garantindo-lhes a capacidade de mobilidade.

Sheila Lima salienta que a iniciativa também vai na linha da qualificação da rede de atendimento, contribuindo para a regionalização da saúde, com a interiorização de um serviço de alta tecnologia. O serviço deve desafogar a demanda nesta área, antes encaminhada somente para a unidade de reabilitação do Hospital São José de Giruá. Este, agora passa a atender apenas os pacientes das 14ª e 12ª Coordenadorias Regionais, com sedes em Santa Rosa e Santo Ângelo, respectivamente.

Por meio da central de regulação em reabilitação, vinculada ao Departamento de Atendimento Hospitalar e Ambulatórial da SES, os pacientes são encaminhados aos Centros de Referência em Reabilitação distribuídos no RS (confira os locais em www.saúde.rs.gov.br).

São os profissionais das Unidades Municipais de Saúde e principalemente das Unidades da Estratégia de Saúde da Família que realizam esse encaminhamento às secretarias municipais de saúde. Por isso, Sheila Lima enfatiza a importância do olhar atento destes profissionais na hora da consulta para incluir estes pacientes no fluxo da rede de atenção.

"Cada paciente deve ser orientado a procurar a Secretaria Municipal de Saúde com a prescrição médica, o cartão SUS, um comprovante de residência e um documento de identidade, para fazer a inscrição. Esta inscrição gerará uma consulta regulada pela Central de Regulação da Reabilitação, evitando assim que os pacientes tenham que ir ao serviço de madrugada para conseguir uma ficha para atendimento", conclui.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581