.
 
 
Prefeito anuncia reabertura do Hospital Independência
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/07/2011

Prefeito anuncia reabertura do Hospital Independência

A Sociedade Sulina Divina Providência foi a entidade vencedora do edital de chamamento público para gerenciar o hospital, localizado no bairro Jardim Carvalho

Na última terça-feira, 19, durante entrevista coletiva, o prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, anunciaram a reabertura do Hospital Independência. A Sociedade Sulina Divina Providência foi a entidade vencedora do edital de chamamento público para gerenciar o hospital, localizado no bairro Jardim Carvalho. (fotos)  (vídeo)
 
O prefeito destacou o esforço da prefeitura na reabertura dos leitos frente ao problema de superlotação dos hospitais da capital. “Não tínhamos condições de assumir sozinhos, por isso procuramos um parceiro que atendeu todas as normas jurídicas e viabilizará 100 leitos, totalmente voltados pata atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou. Lembrou, ainda, de ações da prefeitura para qualificação da saúde em Porto Alegre, como a informatização das redes hospitalares e a regulamentação de 100% dos leitos até 2011, infra-estrutura para construção do Hospital da Restinga, entre outras. “Estamos trabalhando com iniciativas concretas para melhorar o atendimento da população”.

De acordo com Casartelli, dentro de 30 dias deverá estar definido o planejamento de reativação da entidade, após cumpridas as fases estabelecidas para contratualização e melhorias estruturais, desde a área física até a aquisição de novos equipamentos. Concluída essa etapa, o hospital será reaberto. A expectativa é que entre em funcionamento em 90 dias.“Terminamos com a fase que se fechavam leitos em Porto Alegre. Vamos continuar o esforço para reabrirmos mais leitos”, reiterou o secretário da Saúde.

O hospital, fechado desde abril de 2009, será especializado em ortopedia e traumatologia, com 90 leitos de internação e dez de UTI. Também participaram da coletiva o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Oscar Panitz, e do diretor executivo do Divina Providência, Darci Mallmann.

Histórico

• Fechado em abril de 2009.
• Fica na avenida Antônio de Carvalho, 450.
• Em 18 de janeiro de 2011 foram assinados os termos de guarda provisória do Hospital Independência à prefeitura, e do Hospital Luterano ao Hospital de Clínicas.
• Em 15 de abril de 2011 saiu o edital de chamamento às instituições públicas ou filantrópicas interessadas no gerenciamento do Hospital Independência.
• No dia 25 de maio de 2011 encerrou o prazo para entrega de proposta das interessadas em administrar o hospital. Duas entidades se inscreveram.

A nova gestora

• Em 18 de julho de 2011 foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre o resultado do chamamento público de entidades que se habilitaram a gerir o Hospital Independência. A proposta vencedora, que cumpriu todos os requisitos do edital, foi a Sociedade Sulina Divina Providência. A entidade apresentou proposta que contempla o modelo assistencial, de gerenciamento da qualidade e segurança e de gestão econômico-financeira, além do plano de investimentos, que inclui em seu projeto de trabalho, a gestão de serviços de saúde, ao peracionalização de novos modelos de gestão sustentável, cujos resultados devem ser investidos no próprio hospital. Além da participação nas políticas prioritárias do SUS, planejamento das metas a serem atingidas, plano de investimentos na área hospitalar, incluindo área física, equipamentos e instrumental e modelo de gestão financeira.
• A partir de agora, a prefeitura terá condições de firmar contrato com a entidade e, em até 30 dias, será definido o planejamento de reabertura do hospital, depois de cumprir todas as fases estabelecidas de contratualização e melhorias nas estruturas, desde área física, aquisição e recuperação de equipamentos.

Como vai funcionar

• Vai atender exclusivamente pelo SUS
• Terá 100 leitos, sendo 10 de UTI
• Os pacientes serão encaminhados pela regulação de leitos e consultas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
• O novo hospital servirá de retaguarda para o atendimento de urgência do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS)
• Além de procedimentos e consultas eletivas, distribuídos em 10 leitos de UTI, traumato-ortopedia, leitos clínicos, além de ofertar exames de imagem, laboratoriais, de análises clínicas e endoscopia. Também atenderá outras especialidades com demandas reprimidas, como exames e consultas especializadas, por exemplo, sistema urinário, respiratório e vascular.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581