.
 
 
Testes de HIV, sífilis e hepatites serão aplicados nas aldeias indígenas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/07/2011

Testes de HIV, sífilis e hepatites serão aplicados nas aldeias indígenas

Ministério da Saúde informou que serão distribuídos 30 mil kits para testes. Serão treinados 70 funcionários que deverão treinar agentes nas regiões

A Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (26) que irá realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C nas aldeias indígenas de todo o Brasil até o final do ano. Funcionários treinados irão aplicar os testes nas próprias aldeias, sem a necessidade da população indígena se deslocar até um posto para fazer o teste, como acontecia anteriormente.

"O indígena não precisa ser removido para a cidade, o teste é feito lá na própria aldeia. No caso, quando se identifica positivo, já tem um protocolo dizendo como eles devem agir imediatamente para tratar", disse o secretário Antônio Alves.

Segundo a secretaria, serão distribuídos 30 mil kits até o final do ano e serão treinados 70 profissionais que serão multiplicadores de agentes para aplicação dos testes.

De acordo com a secretaria, todos os testes já estão disponíveis também na rede particular de saúde, exceto o teste de sífilis, que antes durava entre uma semana e 15 dias para ficar pronto e agora apresenta o resultado entre 20 a 30 minutos. Esse teste rápido de sífilis está disponível somente para a população indígena, e deve ser utilizado na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do próximo ano.


Autor: Redação
Fonte: G1

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581