.
 
 
Conselheiros assumem no Instituto Municipal de Saúde da Família
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/07/2011

Conselheiros assumem no Instituto Municipal de Saúde da Família

O Instituto tem o objetivo de garantir a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com melhoria e qualificação do atendimento ao usuário

O prefeito José Fortunati dará posse amanhã, 28, às 10h, durante solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, os membros dos Conselhos Curador e Fiscal do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). O Instituto tem o objetivo de garantir a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com melhoria e qualificação do atendimento ao usuário.

Atualmente, 33% da população da Capital é coberta pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Com o Instituto, a proposta é ampliar o número de equipes de 131 para 181 até o final do ano, e chegar a 201 até o final de 2012. O Imesf vai operar a rede integrada e articulada da Estratégia de Saúde da Família, sob a forma de promoção, prevenção e proteção da saúde coletiva e individual. Deverá, também, desenvolver atividades de ensino e pesquisa científica e tecnológica, que favoreçam a melhoria e o aperfeiçoamento dessa estratégia, revertendo em benefício da qualidade assistencial oferecida à população.

Imesf - A lei prevê que a estrutura fique na administração pública indireta, garantindo um projeto permanente para o gestor e, principalmente, para o trabalhador. Aprovada pela Câmara Municipal em fevereiro deste ano, a Fundação Pública de Direito Privado foi a alternativa encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que seja implantado um projeto de longo prazo, garantindo maior estabilidade aos profissionais.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, a implantação das ações das equipes da Estratégia de Saúde da Família, que inclui médico, enfermeiro, cirugião-dentista, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, atendente de gabinete odontológico e agentes comunitários, será feita de forma escalonada. “Todos os profissionais serão admitidos através de concurso público, mediante contrato celetista e as equipes serão ampliadas”, explica.

Agentes comunitários
– Quem participou de processo seletivo público anterior à edição da lei 11.350 de 5 de outubro de 2006 e emenda constitucional 51 de 14 de fevereiro de 2006, terá ingresso direto. Em até três meses, será realizado concurso público para admissão de todos os profissionais, incluindo os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, não contemplados pela emenda 51.

Estratégia de Saúde - A ESF é o modelo de atendimento que tem apresentado os melhores resultados em indicadores de saúde como mortalidade infantil e vacinação (calendário básico), entre outras. A Unidade de Saúde da Família é um modelo participativo que estimula o contato direto e permanente do profissional de saúde com os pacientes. É um modelo integrador pela estreita relação de toda a família do usuário com a equipe de saúde. Também desenvolve contatos através de grupos de gestantes, fumantes, terceira idade, visitas domiciliares, entre outros. Isto resulta na melhoria sensível e crescente dos índices de saúde e qualidade de vida da população das áreas atendidas.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581