.
 
 
Qualificação dos serviços marca os 109 anos do LACEN
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/07/2011

Qualificação dos serviços marca os 109 anos do LACEN

Um evento vai assinalar o aniversário na próxima segunda-feira

A busca pelo reconhecimento do INMETRO, o lançamento do manual de qualidade e biossegurança e a determinação de metas a serem alcançadas nesta gestão são os projetos que marcam a comemoração dos 109 anos do Laboratório Central do Estado (LACEN), que serão completados no dia 31 de julho. Um evento vai assinalar o aniversário na próxima segunda-feira (1° de agosto), às 11h, no hall de entrada do LACEN, na Av. Ipiranga, 5.400, em Porto Alegre.

O Laboratório foi criado em 1902 como "Laboratório de Análises do Estado". O decreto 512 foi assinado pelo então governador Borges de Medeiros. Hoje, o LACEN é um departamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

Gestão da qualidade entre as prioridades

Outra importante iniciativa entre os projetos em vigência no LACEN é o Sistema de Gerenciamento da Qualidade, um instrumento gerencial recentemente ampliado. Conforme a diretora do LACEN, Raquel Fiori de Souza, a gestão da qualidade "é uma prioridade" e considerada "área de interesse da saúde" em ações de capacitação e de desenvolvimento de recursos humanos.

Mais de 300 mil análises em 2011

O Laboratório realizou, nos primeiros seis meses de 2011, 318.502 análises, incluindo as determinações realizadas nos Laboratórios Regionais, onde efetua exames na área da biologia médica, executando diagnósticos de doenças de notificação compulsória. São realizadas análises de tuberculose, hepatites virais, HIV, sarampo, Doença de Chagas, leptospirose, meningite, dengue e gripe A (H1N1). 

Raquel explica que, depois do resultado dos exames, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) é imediatamente avisado através de laudos analíticos ou pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), reforçando o trabalho em conjunto com outros setores da Saúde.

O LACEN também atua na área de produtos, fazendo análises de água, alimentos, medicamentos, saneantes, além de verificar a contaminação de trabalhadores por análises vinculadas ao Programa de Saúde do Trabalhador. O Laboratório de Análises de Resíduos de Agrotóxicos do LACEN foi inserido no Programa de Análises deste tipo de resíduo da Anvisa.

Atualmente, o laboratório conta com cerca de 171 profissionais de saúde no nível central, além de 53 servidores dos Laboratórios Regionais, localizadas no interior do Estado para facilitar o atendimento à população. No total, são 16 laboratórios regionais, situados em Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Santo Ângelo.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581