.
 
 
Rede Amamenta
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/08/2011

Rede Amamenta

Unidades de Saúde são certificadas pela Rede Amamenta

O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, participou, nesta terça-feira, 2, da abertura do 3º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Durante o evento, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre receberam certificação da Rede Amamenta Brasil, por terem alcançado níveis satisfatórios de aleitamento materno junto às mães atendidas nesses locais.

Porto Alegre está entre as cidades brasileiras onde foi implantada a Rede Amamenta pelo Ministério da Saúde, para aumentar os índices de aleitamento no país, por meio de iniciativas de estímulo a essa prática e da capacitação de profissionais para ministrar oficinas sobre o assunto.

“Sabemos que o aleitamento materno é o recurso mais econômico e eficaz para garantir a completa nutrição do bebê e, dessa forma, proteger a saúde física, mental e psíquica da criança. Mais do que isso, a amamentação é um poderoso meio de combate à mortalidade infantil”, afirma Casartelli. “Seguramente, a criança alimentada com leite materno, até dois anos ou mais, terá melhor qualidade de vida e menor risco de adoecer. E terá, ainda, o benefício do vínculo afetivo mais profundo com a mãe.”

Projeto Aconchego - Na segunda-feira, 1º, durante seminário que assinalou o Dia Municipal de Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou o projeto Aconchego Mamãe-Bebê, que vai garantir, nas UBS, espaços adequados em que as mães poderão amamentar seus bebês com privacidade, mais conforto e acompanhamento de equipes treinadas.

Outra iniciativa de incentivo ao aleitamento é desenvolvida no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), onde é mantido um Banco de Leite que faz a coleta para suprir as necessidades de bebês internados na instituição. Também são prestadas orientação a mães sobre amamentação, tanto por telefone como pessoalmente.

O leite materno que abastece o Banco do HMIPV é doado, em parte, por mães que vão diariamente ao hospital para amamentar seus bebês em tratamento e deixam lá o excedente não consumido. O hospital mantém também uma parceria com o Corpo de Bombeiros para o transporte de coletas domiciliares, oferecidas por mães voluntárias que  produzem leite a mais do que o utilizado para seus filhos.

Campanha de doação - Para aumentar o volume de leite disponível, a SMS lançou, nessa segunda-feira, uma campanha de incentivo à doação, que será desenvolvida nas unidades de serviços de saúde municipais, com distribuição de material informativo e sensibilização direta.
    
“Dessa maneira, reafirmamos que a saúde infantil está entre as prioridades das políticas públicas municipais de Saúde. E que, sendo assim, a amamentação é tratada como um dos suportes da promoção da saúde das crianças e da prevenção a doenças”, ressalta Casartelli.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Bruna Troglio/Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581