.
 
 
Combate à Aids busca prevenção e diagnóstico rápido
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/08/2011

Combate à Aids busca prevenção e diagnóstico rápido

Médicos e enfermeiros da Gerência Distrital Partenon-Lomba do Pinheiro participam, desta terça-feira, 2, até 9 de setembro, de um projeto piloto de capacitação para descentralização das ações de prevenção à Aids

Médicos e enfermeiros da Gerência Distrital Partenon-Lomba do Pinheiro participam, desta terça-feira, 2, até 9 de setembro, de um projeto piloto de capacitação para descentralização das ações de prevenção à Aids. A iniciativa tem o propósito de diminuir o índice de diagnóstico tardio e, assim, reduzir também a transmissão da doença. Fazem parte do projeto a implantação do teste rápido para detecção do HIV e o aconselhamento e assistência, nas unidades de atenção primária em Saúde, a pessoas que já são portadoras do vírus.
 
Estudos demonstram que 40% dos casos de mortalidade por Aids estão relacionados à demora no diagnóstico e início do tratamento. Quem começa a receber o acompanhamento médico necessário muito tarde tem risco de morte 49 vezes maior.

O índice de Aids em Porto Alegre é de 90,58 casos por 100 mil habitantes, o que coloca a capital gaúcha em primeiro lugar no país. Desde 1983 até dezembro de 2010, foram notificados pela Vigilância em Saúde 21.005 registros da doença.

Pela Gerência Distrital Partenon-Lomba do Pinheiro, foram notificados, em 2010, 224 novos casos, o que confirma que aquela região tem se mantido com a maior incidência em Porto Alegre desde a descoberta do vírus HIV. Por isso, foi a escolhida para o desenvolvimento do projeto piloto de descentralização das ações de prevenção.  


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581