.
 
 
Hábitos alimentares e saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/05/2009

Hábitos alimentares e saúde

Estudo analisa preferências alimentares de pessoas de diferentes partes do mundo

Pesquisa da “International Diabetes Federation - Consultative Section on Diabetes Education” analisou as preferências alimentares das pessoas do mundo todo. O objetivo era entender os fatores que influenciam os hábitos alimentares, para assim poder sugerir uma dieta adequada para cada tipo de pessoa. Do mesmo modo, o presente estudo é muito válido para muitos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.
 
Segundo os especialistas, o desenvolvimento das preferências alimentares é um processo complexo e multifatorial. Por isso, muitas vezes, é difícil para um paciente seguir a dieta sugerida pelo seu médico.
 
Para obter resultados positivos, os profissionais da saúde devem ter em mente que fatores como cultura, classe econômica, políticas governamentais, conveniência, entre outros, influenciam diretamente nos hábitos e no comportamento alimentar das pessoas.
 
A pesquisa partiu da análise de um questionário com 12 perguntas, enviado a pessoas do mundo todo. As perguntas eram bem específicas, por exemplo:
 
* O que é uma refeição padrão básica na sua região?
* Se a ingestão de gordura é elevada na sua região, quais são as principais fontes?
* Liste os carboidratos que são mais comuns em sua região
* Quais são as crenças e mitos alimentares mais comuns na sua região?
 
Os pesquisadores afirmam que todas as perguntas têm total relevância. Por exemplo, no Reino Unido, acredita-se que pessoas com diabetes não deve comer bananas. Na Índia, a maioria da população é vegetariana, mas a maior parte da comida ingerida por eles é rica em açúcares.
 
Alguns resultados já eram esperados, como o de os países desenvolvidos serem mais propensos a consumir porções grandes e de alta taxa de calorias. Outros, como a baixa ingestão de frutas e legumes em países em desenvolvimento, foram totalmente inesperadas.

 
Segundo os autores, este acontecimento poderia ser reflexo do alto custo desses alimentos nos países em desenvolvimento, o que corrobora a tese de que as escolhas dos alimentos são, em parte, influenciadas pelos recursos econômicos de cada indivíduo.
 
Embora os fatores culturais tenham um papel importante na escolha dos alimentos, eles estão cada vez mais sendo deixados de lado por causa da globalização. Dessa maneira, profissionais da saúde que têm necessidade de prescrever dietas para a manutenção da saúde de seus pacientes devem, sempre que possível, atentar as variáveis culturais e econômicas dos indivíduos.
 
 
Referência
KAPUR, K.; DUNNING, T. A global survey of eating preferences, dietary habits and food beliefs. Journal of Diabetes Nursing, v. 12, n. 3, p. 109-114, Mar. 2008.
 
Matérias relacionadas publicadas pelo SIS.Saúde:

 


Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Journal of Diabetes Nursing

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581