.
 
 
Prontuário eletrônico
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/08/2011

Prontuário eletrônico

Governo do Estado apresenta projeto de prontuário eletrônico em Passo Fundo


Uma das prioridades do Governo do Estado na área da Saúde, o projeto de prontuário médico eletrônico, cuja implantação no Rio Grande do Sul começa por Passo Fundo, foi apresentado no município pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, na manhã desta sexta-feira (5). Junto com os diretores dos departamentos de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Marcos Lobato, de Coordenação das Regionais (DCR), Márcio Slaviero, e Administrativo (DA), Cláudio da Silva, e os coordenadores da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Alberi Grando e Luiz Scheis, o secretário comunicou a iniciativa ao prefeito Airton Dipp.

Para colocar o prontuário médico eletrônico em funcionamento nos 58 municípios da 6ª CRS, a primeira região gaúcha a receber o sistema, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 10 milhões. A previsão é que a implantação seja finalizada em até 12 meses.

O processo começa com a avaliação da estrutura disponível em todas as unidades de Saúde, como computadores e acesso à internet. Com base nesta verificação, serão tomadas as providências para equipar os locais que não ainda não estiverem preparados. A fase seguinte inclui a capacitação técnica dos servidores e a instalação do programa. Depois da 6ª CRS, o sistema será expandido para a Macrorregião Norte, que abrange a 11ª (Erechim), 15ª (Palmeira das Missões) e 19ª (Frederico Westphalen) Coordenadorias e, finalmente, para as demais regiões do Estado.

O secretário anunciou o projeto destacando a importância de unificar as informações sobre a relação médico/paciente, acumulando dados nas centrais de informação que ficarão disponíveis de maneira prática, qualificando e agilizando o atendimento de Saúde. O prefeito Dipp elogiou a iniciativa, que considera como uma mudança de perspectiva na área da Saúde em todo o Estado, e comemorou a possibilidade de otimizar recursos pelo sistema informatizado.

O prontuário registra a história de atendimento do paciente que, quando o sistema estiver integralmente implantado, poderá ser acessada em qualquer local da rede de Saúde do Estado. "É a vida clínica digitalizada", comentou o secretário Simoni.

Também participaram da reunião, o secretário de Saúde do município, Jairo Caovilla, o diretor médico do Hospital São Vicente, Rudah Jorg,e e o diretor médico do Hospital da Cidade, Juarez Dalvesco.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581