.
 
 
ICF é aprovado pelo ISP
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/08/2011

ICF é aprovado pelo ISP

Instituto de Ciências Farmacêuticas é reconhecido pelo Instituto de Saúde Pública do Chile para realização de testes de bioisenção de medicamentos

O Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF) comemora a autorização para a realização de testes de bioisenção para os laboratórios farmacêuticos chilenos. O Instituto de Saúde Pública (ISP), órgão regulatório do Chile, realizou inspeção ao ICF, em abril, para avaliação da infraestrutura e competência técnica do centro de pesquisa goiano. O ICF, que já realiza serviços para empresas farmacêuticas multinacionais, ampliará sua atuação também para o mercado latino americano.

Esta conquista fortalece ainda mais as relações entre Brasil-Chile na realização de estudos biofarmacêuticos. No início deste ano, quando uma equipe do ICF realizou sua primeira visita técnica ao ISP, em Santiago, a empresa já foi automaticamente reconhecida para a realização dos testes de bioequivalência para as indústrias chilenas. A partir desta visita, verificou-se a possibilidade de expandir a oferta de serviços já que, segundo as autoridades sanitárias e empresas chilenas, o país ainda não tem capacidade operacional para atender a demanda local.

De acordo com Fabiana Fernandes, diretora técnica e pesquisadora principal do ICF, a experiência profissional e a qualidade dos serviços realizados pelo ICF foram fundamentais para a aprovação.  "Temos contato com outras instituições do Chile e queremos aproximar ainda mais este relacionamento que favorece a troca conhecimento técnico e diversificação de serviços a serem oferecidos aos laboratórios farmacêuticos", comenta Fabiana.

Além de estudos de bioequivalência no Brasil, o ICF  também realiza pesquisas para empresas farmacêuticas da Dinamarca, Alemanha, Eslovênia, Canadá e Índia.

Bioisenção - É um conjunto de testes in vitro que possibilita testar a qualidade de medicamentos. As formulações teste e referência são avaliadas quanto à sua solubilidade, permeabilidade e determinação de características cinéticas de liberação, através de ensaios de perfis de dissolução. Estes dados permitem que a indústria farmacêutica registre medicamentos genéricos, de acordo com as normativas chilenas, e se isente da realização do estudo in vivo de Bioequivalência/

Biodisponibilidade relativa, que apresenta muito maior complexidade. Os ensaios de bioisenção são aplicados a formas farmacêuticas sólidas orais formuladas com excipientes que não apresentem impacto sobre a biodisponibilidade do fármaco.

Sobre o ISP - O Instituto de Saúde Pública do Chile (ISP) é um serviço público, que tem autonomia de gestão, e é dotado de personalidade jurídica e patrimônio próprio, de acordo com o Ministério da Saúde para aprovação das suas políticas, normas e planos de atividades e no acompanhamento da sua aplicação. Tem a missão de contribuir para melhorar a saúde da população chilena, garantindo a qualidade de bens e serviços através do reforço da referência, controle e padronização.


Autor: Lívia Caixeta
Fonte: Race Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581