.
 
 
Acender o 1º cigarro logo após acordar aumenta risco de câncer
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/08/2011

Acender o 1º cigarro logo após acordar aumenta risco de câncer

Quem fuma na 1ª meia hora do dia tem quase o dobro de chance de ter tumor, em comparação a quem aguarda 1 hora

Os fumantes que acendem o primeiro cigarro do dia logo após acordar têm mais possibilidade de desenvolver câncer no pulmão e nas regiões do pescoço e da cabeça, independentemente da quantidade de cigarros fumados por dia ou do tempo total de fumo, mas porque possuem o vício em maior intensidade.

São as constatações de dois estudos publicados na edição digital da revista médica Cancer, da Sociedade Americana do Câncer. De acordo com os especialistas, as descobertas podem ajudar a identificar os fumantes com maior risco de câncer e ajudá-los a adotar medidas para reduzir esse perigo.

"Esses fumantes têm níveis mais elevados de nicotina e de outras toxinas do tabaco no corpo e podem ser mais viciados que os que se abstêm de fumar durante meia hora ou mais depois de acordar", afirmou Joshua Muscat, líder das duas pesquisas, realizadas na Escola de Medicina da Universidade Penn State, em Hershey (EUA).

O cientista também sugere que essa maior dependência do cigarro pode se dever a "uma combinação de fatores genéticos e pessoais".

Os cientistas observaram que os fumantes que acendiam o primeiro cigarro do dia na primeira meia hora após acordarem correm risco 1,79 vez maior de desenvolver câncer no pulmão que aqueles que aguardam mais de uma hora para fumar. Quem começava a fumar entre 31 e 60 minutos após despertar são 1,31 vez mais propensos à doença.

A experiência foi feita com 4.775 pessoas com câncer de pulmão e 2.835 no grupo de controle - todos fumantes habituais. Outras 1.055 pessoas com câncer de cabeça e pescoço e um grupo de controle com mais 795 indivíduos, também fumantes, também participaram dos estudos.

Vício em maior grau. As pesquisas defendem que o grau de dependência é mais um fator que deve ser levado em consideração na estimativa de risco de câncer, além da frequência e da duração do ato de fumar. Segundo John Richie, coautor dos estudos feitos na Pensilvânia, de duas pessoas que fumam um maço por dia, quem acende o primeiro cigarro primeiro corre risco maior de adoecer.

O motivo ainda é ignorado, explica Richie, mas o cientista lembra que estudos anteriores indicam que os fumantes que acendem seu cigarro primeiro geralmente têm um nível mais elevado de metabólitos do tabaco no organismo, ou seja, estariam expostos a níveis maiores de fumo.

"Os indivíduos mais dependentes têm um maior risco de sofrer de câncer de pulmão, cabeça e pescoço, independentemente do tipo de cigarro que fumam", reforça Richie.


Autor: Saúde
Fonte: Estadão

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581