.
 
 
Fumar quadruplica possibilidades de desenvolver câncer de bexiga
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/08/2011

Fumar quadruplica possibilidades de desenvolver câncer de bexiga

Aumento de fumantes e mudanças na composição química dos cigarros são as causas

O tabagismo está relacionado a maior incidência de câncer de bexiga e as mulheres que fumam já se encontra em posição comparável a dos homens, segundo um estudo publicado nesta terça-feira pelo Journal of the American Medical Association.

A causa mais plausível é o aumento do número de fumantes nos últimos anos e as mudanças registradas na composição química dos cigarros, afirmaram os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer americano (NCI, na sigla em inglês).

O levantamento foi elaborado com dados de mais de 450 mil pessoas em um estudo sobre saúde e dieta nos Estados Unidos, obtidos mediante questionários realizados entre 1995 e 2006. Com isso, os cientistas comprovaram que os fumantes têm quatro vezes mais possibilidades de desenvolver câncer de bexiga que um não-fumante.

Também constataram que mais da metade desses casos entre as mulheres se deve ao hábito de fumar. Anteriores estudos tinham estimado em três vezes mais as possibilidades dos fumantes de apresentar esse quadro e atribuíam ao tabaco apenas entre 20% e 30% dos casos deste tipo de tumor nas mulheres.

- Esta associação crescente entre o fumo e o câncer de bexiga deve-se às mudanças na composição dos cigarros e nos hábitos de fumar, disse o autor principal do estudo, Neal Freedman, da divisão de epidemiologia e genética do NCI.

Nos últimos 50 anos os fabricantes reduziram o alcatrão e a nicotina nos cigarros, mas aumentaram os níveis de toxinas específicas como o beta-naftilamina, um conhecido agente cancerígeno para a bexiga. Mais de 350 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de bexiga no mundo anualmente.

O fato de que a incidência deste tipo de câncer nos EUA ter se mantido relativamente estável nos últimos 30 anos, apesar da diminuição geral do hábito de fumar, mostra que o risco é cada vez maior para os consumidores de tabaco, assinala o estudo.


Autor: Redação
Fonte: EFE

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581