.
 
 
Qualidade de vida
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/08/2011

Qualidade de vida

Estudo aponta melhora na vida dos moradores da Vila Dique

Mais saúde, mais acesso a serviços básicos e mais pessoas empregadas são apenas alguns itens que apresentam melhora no comparativo entre a pesquisa realizada em 2008 e em 2011 com os moradores da Vila Dique. O estudo “Trata Brasil na Comunidade” feito, pelo Instituto Trata Brasil, a Pastoral da Criança e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária no Rio Grande do Sul (ABES/RS), aponta de forma global mais qualidade de vida para aquela comunidade. A pesquisa pode ser acessada em www.tratabrasil.org.br.

A prefeitura de Porto Alegre desenvolve política de investir em habitação e saneamento básico como forma de melhorar a vida na cidade. Segundo o prefeito José Fortunati são exemplos disso a remoção das vilas Dique e Chocolatão e o Projeto Integrado Socioambiental. “Temos convicção de que ainda há muito por fazer, mas é excelente ver o reconhecimento de que estamos no caminho certo, levando cidadania e dignidade a quem mais precisa”, disse Fortunati. “Acreditamos que, com a participação da população, poderemos ampliar cada vez mais as ações e os seus resultados”, completou.

Resultados da pesquisa – Segundo o levantamento, há três anos, os moradores viviam em condições precárias de infraestrutura urbana, tendo, por exemplo, 90% do esgoto doméstico descartado em um córrego da região. Após a transferência para o novo bairro, com a chegada das novas habitações e os serviços de saneamento básico, a qualidade de vida da população melhorou muito. Houve diminuição das hospitalizações e da ocorrência de doenças decorrentes da água contaminada e pelos esgotos, como hepatite A, diarreias, leptospirose, etc. A autoestima da população aumentou, assim como a esperança num futuro melhor. 96% dos moradores atribuíram nota 10 à expectativa de satisfação nos próximos cinco anos.

A relação entre a falta de saneamento básico e a ocorrência de doenças foi mais uma vez confirmada no estudo. Em 2008, quando foi realizada a primeira fase da pesquisa, a comunidade não tinha coleta ou rede de tratamento de esgoto, os resíduos eram jogados no córrego e corriam a céu aberto. Nessa época, 67% dos moradores relatavam que havia muitas doenças no bairro. Em 2011, a ocorrência de doenças caiu pela metade, de 19% para 8%. As hospitalizações também diminuíram nos últimos anos, passando de 83 para 23 casos. O provimento de serviços de coleta e tratamento de esgoto resultou em forte diminuição, especialmente na incidência de leptospirose e hepatite A. Em 2008, houve um total de 102 casos de doenças, sendo que desses, 61 eram relacionados à falta de saneamento. Em 2011, o total de casos de doenças foi de 25; uma redução de 75%.

As mudanças estruturais pelas quais passou a comunidade Vila Dique refletiram também na melhoria da satisfação pessoal dos moradores com a vida, no presente e da expectativa para daqui a cinco anos. Em 2008, 54% dos entrevistados davam notas 8 e 9 para sua satisfação com a vida. Em 2011, esse número passou a 78%.

A conquista do trabalho com carteira assinada foi outra melhoria apontada pela população da Vila Dique passando de 33% em 2008 para 50% em 2011, com conseqüente diminuição do número de pessoas que trabalham como autônomos, que caiu de 57% para 46%.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Autor da Foto: Francielle Caetano/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581