.
 
 
Secretários municipais reinvindicam Emenda da Saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/05/2009

Secretários municipais reinvindicam Emenda da Saúde

Regulamentação garantiria mais de R$ 5 bi à saúde

Brasília esteve movimentada nessa quarta-feira (13) com a realização do XXV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde e do VI Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência. Um dos temas mais debatidos durante todo o evento, que reuniu cerca de três mil secretários de todo o Brasil, foi a regulamentação da Emenda Constitucional 29, a chamada Emenda da Saúde, considerada a grande arma contra o subfinanciamento do setor e contra os desvios que muitos governantes promovem nos recursos da saúde.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Saúde, foi um dos convidados para a Mesa Redonda sobre o Financiamento do Sistema Único de Saúde: a Regulamentação da EC 29 e a Reforma Tributária. Levado por Perondi, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, reafirmou sua preocupação com a saúde pública e prometeu colocar em votação, em no máximo 30 dias, o Destaque que resta ao Projeto de regulamentação da Emenda Constitucional 29.

O Destaque em questão, apresentado pelos Partidos da Oposição, visa retirar do texto a Contribuição Social para a Saúde (CSS), cujos recursos deverão ser totalmente destinados ao setor. A CSS foi incluída no texto porque o Governo Federal afirma não ter de onde tirar mais recursos para a saúde. Estima-se que a CSS vá representar mais R$ 5 bilhões para o SUS. A regulamentação, além de fortalecer a correção do orçamento da saúde pela variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB), define com clareza o que são ações e serviços de saúde. A redação da matéria fecha todas as brechas que permitiam aos governantes, nas três esferas de poder, usar o dinheiro da saúde em outros setores.

O deputado Darcísio Perondi disse que ficou muito contente em debater o tema com cerca de três mil secretários de todos os estados, com pensamentos e idéias tão diversos e experiências tão ricas. Para o parlamentar gaúcho, foi mais um passo importante na luta para acelerar a regulamentação da EC 29 e fazer com que os governos cumpram a Constituição na área da saúde. “A população precisa ter mais acesso ao serviço público de saúde. Só a regulamentação vai melhorar o acesso do doente, da criança, da mulher e do homem aos postos de saúde, aos hospitais, aos exames, e aos tratamentos”, ressaltou Perondi.

Autor:
Fonte: Conselho Federal de Medicina

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581